02/07/2012

 .

HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Apple paga 60 milhões de dólares 
a empresa chinesa e resolve 
disputa com o iPad na China 

A Apple pagou 60 milhões de dólares (47,4 milhões de euros) à Proview International Holdings, com o objectivo de terminar o litígio que já mantém há dois anos com a empresa chinesa. 

A Apple, empresa mais valiosa do mundo, pagou 60 milhões de dólares à Proview International Holdings para pôr fim a uma disputa legal que já decorre há dois anos em torno da propriedade da marca iPad na China. Os termos do acordo de resolução foram alcançados no dia 25 de Junho pelas duas empresas, e a Apple já transferiu o valor acordado para a empresa chinesa, segundo informações avançadas pelo Tribunal Superior da província de Guangdong, citado pela Bloomberg. 

A empresa Proview Technology registou a marca iPad na China em 2001 e comercializou até 2009 um computador com essa marca. Quando a Apple surgiu com o seu iPad, a empresa chinesa avançou com uma acção judicial contra a norte-americana, alegando deter os direitos da marca na China e solicitando a proibição da venda do tablet com aquela marca nos Estados Unidos. 

A disputa da marca iPad ameaçou as vendas da Apple, dado que a Proview solicitou aos fornecedores chineses que bloqueassem as transferências dos tablets da Apple dentro e fora da China. 

A empresa chinesa pediu ainda aos retalhistas que suspendessem a venda dos produtos da norte-americana. “Se eu fosse a Apple, estava muito contente, porque este montante de dinheiro para eles não é nada”,disse Stan Abrams, advogado de propriedade intelectual e professor na Central University of Finance and Economics em Pequim, à Bloomberg. “Isto não é uma grande quantia para conseguir terminar a disputa e alcançar este feito”, acrescentou o analista. 

* O que interessa à Aple a ausência de direitos dos cidadãos chineses, o que interessa à Apple as condições sub-humanas em que vivem 1.100 milhões de chineses se ainda sobram 200 milhões que podem comprar applezinhos???

 .

Sem comentários: