02/07/2012

 .
HOJE NO
"i"

Enfermeiros vão passar a receber 
menos de quatro euros por hora

Bastonário contesta Bastonário dos enfermeiros considera um escândalo contratação por 3,96 euros à hora 

Os enfermeiros que comecem a trabalhar a partir de hoje nos centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo vão passar a receber 3,96 euros à hora, adianta o Diário de Notícias. Isto significa cerca de 555 euros brutos no final do mês, mas após os descontos o montante final será entre 250 a 300 euros. Até aqui, os enfermeiros contratados através de empresas de prestações de serviços recebiam seis euros à hora. 

Em declarações ao mesmo jornal, João Vilaça, administrador da MedicSearch, uma das empresas que venceu alguns dos concursos lançados pela Administração de Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, afirma que "os preços desceram 45% em relação ao caderno de encargos do concurso anterior". Já o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Cunha Ribeiro, diz desconhecer tais valores, afirmando que “não contratamos enfermeiros, mas serviços de enfermagem”. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) anunciou que a prestação de serviço de enfermagem foi adjudicada a um preço que variou entre os 4,77 e 5,19 euros. 

O valor por hora “resulta de concurso público em que as empresas envolvidas apresentaram livremente as suas propostas”, lê-se num comunicado da ARSLVT. “Os valores apresentados pelos concorrentes no âmbito do concurso eram substancialmente inferiores ao valor base do concurso, tendo sido excluídas todas propostas cujos preços foram inferiores a 50% do valor base do concurso, com o fundamento legal de «preço anormalmente baixo»”, prossegue o comunicado. 

Assim, a ARS atribui as condições salariais às empresas que contratam e aos seus colaboradores. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) já demonstrou descontentamento e vai expor hoje, juntamente com a delegação do sindicato, a situação à ARS. Em causa estão profissionais que estão há vários anos no SNS a cobrir necessidades permanentes.


*  Os enfermeiros são os grandes responsáveis pela manutenção da saúde das pessoas, atentos, profissionais e afectuosos, na sua grande maioria, não merecem esta humilhação, acabem-se com estas agência mediadoras de trabalho que ganham dinheiro tirando dignidade às pessoas.

.

Sem comentários: