08/07/2012

 .

ESTA SEMANA NO 
"SEMANA INFORMÁTICA" 

Smartphones lideram crescimento 

Apesar da quebra registada no mercado dos equipamentos móveis, a área de smartphones continua a apresentar bons desempenhos, conforme refere um estudo recente da IDC. 

 Instada a dar opinião sobre o actual estado do mercado, Inês Borges, directora de Marketing de Particulares da Vodafone Portugal, adiantou que «a quota de smartphones tem vindo a crescer devido ao interesse crescente dos clientes por este tipo de equipamentos». 

Outros motivos deste comportamento serão «o elevado investimento da Vodafone na comunicação» dos smartphones e «a disponibilização por parte dos fabricantes de maior variedade de modelos e a preços mais baixos».

 Duarte Sousa Lopes, director de Marketing Particulares da Optimus, lembrou também que «o segmento dos smartphones foi o que mais cresceu». Um factor que demonstra por si «que o esforço que estamos a fazer neste segmento está a ter resultados extremamente positivos», afirmou o mesmo responsável. 

Em relação ao negócio de equipamentos móveis na Optimus, Duarte Sousa Lopes assegurou igualmente que «os resultados deste ano estão muito em linha com os resultados do ano anterior», embora refira não se mostrar surpreendido com os resultados do recente estudo IDC que falam numa queda no mercado: «O contexto actual de mercado, em que a incerteza quanto ao futuro domina o quotidiano das pessoas, leva a que as mesmas sejam muito mais cautelosas no acto de compra, em comparação com anos anteriores.» O mesmo responsável diz que «esta mudança no comportamento do consumidor se reflecte em todos os sectores», embora no das telecomunicações «se verifique de forma menos expressiva». 

Inês Borges referiu que «dado o enquadramento macroeconómico menos favorável», as vendas de telemóveis «registam um ligeiro decréscimo em 2012, face ao ano anterior», com os smartphones em contraciclo. 

Questionada sobre o sistema operativo mais popular entre os denominados telemóveis inteligentes, a directora de Marketing de Particulares da Vodafone Portugal assegurou que «o iOS e o Android são aqueles que dominam as preferências, estando este último em franco crescimento». A mesma responsável disse ainda acreditar que «esta tendência se manterá, com o iOS e o Android a continuarem a protagonizar a liderança nos sistemas operativos e com o Windows Phone como seguidor». 

Por seu turno, Duarte Sousa Lopes falou também numa predominância do sistema operativo Android, que «apresenta maior crescimento». Este responsável referiu que, na Optimus, «desde cedo se percebeu que esta iria ser uma plataforma muito relevante no desenvolvimento do mercado dos smartphones», motivo que levou a companhia a investir «fortemente na disponibilização de equipamentos com este sistema operativo, quer de marca própria, quer de outros fabricantes». Assim sendo, hoje em dia, «cerca de 70% dos smartphones» que a Optimus tem em gama «são Android, de forma a dar resposta às preferências dos clientes». 

* Nós que apreciamos e admiramos a evolução tecnológica ficamos muito apreensivos com o lixo que se produz ano após ano, pois estes equipamentos têm um tempo de vida curtíssimo, tal é a sofreguidão de produzir novidades e pôr o público a consumir frenéticamente. 

.

Sem comentários: