08/07/2012


 
ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Os últimos segundos dos cães condenados à morte 

 Tou Chih-kang acalma o cão e prepara-o para uma sessão fotográfica com a ajuda da sua assistente. Depois de alguns dias de sofrimento no Abrigo Animal de Taoyuan, chegou finalmente a hora da morte. A falta de espaço e de condições do local não permite que os animais aguardem muito tempo por um novo dono. 

São estes últimos segundos das suas vidas que o fotógrafo chinês faz questão de captar com a sua objectiva. Ao todo, já acompanhou milhares de cães no seu último dia. O propósito? Fazer uma exposição que alerte a população para o sofrimento dos animais abandonados. Durante dois anos, Chih-kang praticamente viveu no Abrigo de Taoyuan, mas finalmente reuniu o seu trabalho numa exposição. “Acredito que há coisas que não devem ser ditas, mas sim sentidas. 

E espero que estas imagens façam com que as pessoas reflictam sobre as tristes vidas destes cães e compreendam o sofrimento que a nossa sociedade desumana os obriga a passar”, confessa Chih-kang. Os retratos dos cães assemelham-se a retratos humanos, uma das maneiras que o chinês encontrou para humanizar os animais e tentar assim tocar as pessoas que visitem a sua exposição. 

O problema do abandono de animais é particularmente grave em Taiwan. Estima-se que este ano sejam abatidos cerca de 80 mil. O elevado número de cães abandonados recolhidos e alojados em abrigos faz com que o período de espera seja muito reduzido – se no espaço de 12 dias não surgir um novo dono, o animal é abatido. “Eu so apenas um intermediário. 

Que a minha fotografia sirva para alertar as pessoas para os maus tratos que os animais sofrem diariamente”, revela Chih-kang. 



* Simplesmente horrível 

.

Sem comentários: