15/07/2012

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ESTA SEMANA NO
"SOL"

Primeira 'loja justa' abre este Verão

Primeira mercearia com selo ‘Comércio Solidário e Sustentável’ abre em Castelo Branco este Verão. Lojas e produtores de todo o país já manifestaram interesse no franchising que nasceu de uma tese de mestrado

Está a nascer a primeira rede de comércio justo 100% nacional. Imagine uma compota, azeite ou um cobertor em que, no mínimo, 75% das matérias-primas provêm de fornecedores situados a menos de 100 quilómetros do estabelecimento comercial. Essa é uma das regras a respeitar por qualquer entidade com o selo CSS – Comércio Solidário e Sustentável.

O MESTRE
O conceito pretende revitalizar a produção e o comércio locais e dar uma nova oportunidade a mercearias em risco de falência ou a desempregados que procurem iniciar um negócio. A ideia resultou da tese de mestrado em Economia Social de Marco Domingues, um lisboeta de 34 anos que decidiu mudar-se para Juncal do Campo, em Castelo Branco, concelho onde vai abrir este Verão a primeira Mercearia CSS.
A loja foi construída de raiz pelas mãos «da mãe de um dos elementos da equipa, que neste momento está desempregada», conta o mentor do projecto. E explica por que razão se agarrou a esta causa: «Os pequenos produtores nacionais, que contribuem para a manutenção das aldeias e têm produtos únicos, têm que ser valorizados».
As entidades que aderirem ao CSS vão estar ligadas em rede num modelo de franchising social. Anualmente, contribuem com 100 euros, para auditoria aos produtos, formação e publicidade, dadas pela EcoGerminar, uma associação sem fins lucrativos que Marco criou em 2006. A equipa de ‘voluntários’ já adquiriu uma carrinha e em Setembro vão lançar um site «para os futuros franchisados conhecerem melhor o conceito».

Restaurante em Lisboa

O CSS não está limitado a pequenas lojas de conveniência. Qualquer entidade que se identifique com o código de ética pode solicitar o pedido de adesão à rede: «Podem ser restaurantes ou alojamentos de turismo rural. Basta que comercialize no mínimo dois produtos CSS». Neste caso, é atribuído o selo Sou CSS.
Enquanto a primeira mercearia não abre, Marco já conseguiu a classificação de uma leitaria e queijaria em Alcains, Castelo Branco, e do restaurante 1300 Taberna, na Lx Factory, em Lisboa: «De Norte a Sul do país, temos sido contactados por interessados em aderir ao negócio».
O alfacinha que se converteu à ruralidade beirã gostaria de «fazer do CSS a insígnia do comércio justo em Portugal».


*  O Portugal profundo a dar lições inteligentes, alguém do governo quer aproveitar e aprender???

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