ESTA SEMANA NO
"SOL"
Primeira 'loja justa' abre este Verão
Primeira mercearia com selo ‘Comércio Solidário e Sustentável’ abre em
Castelo Branco este Verão. Lojas e produtores de todo o país já
manifestaram interesse no franchising que nasceu de uma tese de mestrado
Está
a nascer a primeira rede de comércio justo 100% nacional. Imagine uma
compota, azeite ou um cobertor em que, no mínimo, 75% das
matérias-primas provêm de fornecedores situados a menos de 100
quilómetros do estabelecimento comercial. Essa é uma das regras a
respeitar por qualquer entidade com o selo CSS – Comércio Solidário e
Sustentável.
O MESTRE |
O conceito pretende revitalizar a produção e o
comércio locais e dar uma nova oportunidade a mercearias em risco de
falência ou a desempregados que procurem iniciar um negócio. A ideia
resultou da tese de mestrado em Economia Social de Marco Domingues, um
lisboeta de 34 anos que decidiu mudar-se para Juncal do Campo, em
Castelo Branco, concelho onde vai abrir este Verão a primeira Mercearia
CSS.
A loja foi construída de raiz pelas mãos «da mãe de um dos
elementos da equipa, que neste momento está desempregada», conta o
mentor do projecto. E explica por que razão se agarrou a esta causa: «Os
pequenos produtores nacionais, que contribuem para a manutenção das
aldeias e têm produtos únicos, têm que ser valorizados».
As
entidades que aderirem ao CSS vão estar ligadas em rede num modelo de
franchising social. Anualmente, contribuem com 100 euros, para auditoria
aos produtos, formação e publicidade, dadas pela EcoGerminar, uma
associação sem fins lucrativos que Marco criou em 2006. A equipa de
‘voluntários’ já adquiriu uma carrinha e em Setembro vão lançar um site
«para os futuros franchisados conhecerem melhor o conceito».
Restaurante em Lisboa
O
CSS não está limitado a pequenas lojas de conveniência. Qualquer
entidade que se identifique com o código de ética pode solicitar o
pedido de adesão à rede: «Podem ser restaurantes ou alojamentos de
turismo rural. Basta que comercialize no mínimo dois produtos CSS».
Neste caso, é atribuído o selo Sou CSS.
Enquanto a primeira
mercearia não abre, Marco já conseguiu a classificação de uma leitaria e
queijaria em Alcains, Castelo Branco, e do restaurante 1300 Taberna, na
Lx Factory, em Lisboa: «De Norte a Sul do país, temos sido contactados
por interessados em aderir ao negócio».
O alfacinha que se converteu à ruralidade beirã gostaria de «fazer do CSS a insígnia do comércio justo em Portugal».
* O Portugal profundo a dar lições inteligentes, alguém do governo quer aproveitar e aprender???
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