HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
Governo diz que há
'uma aceleração', doQREN
O secretário de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, assegurou, ontem, que existe 'claramente uma aceleração', do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), ao contrário do que tem vindo a público.
António Almeida Henriques, ouvido na comissão de economia no Parlamento a pedido do Partido Socialista, afirmou perante os deputados que, desde que o Governo tomou posse, a execução dos fundos comunitários aumentou 15 pontos percentuais, passando dos 30 por cento do anterior executivo para os 45 por cento até maio, num total de 1.400 milhões de euros. 'É um saldo positivo e o QREN está em franca execução, tendo em atenção que está a decorrer ao mesmo tempo a sua reprogramação', observou o secretário de Estado da Economia.
António Almeida Henriques disse que existem 515 milhões de euros que estão a ser objeto de tratamento 'e que o Governo está a fazer um grande esforço de validação da despesa para acelerar os projetos',
ALTA VELOCIDADE DO QREN |
O secretário de Estado afiançou, ainda, que o Governo irá entregar a reprogramação do Quadro de Referência Estratégico Nacional à Comissão Europeia até 15 de julho, apesar de ser um operação complexa. Dentro da reprogramação do QREN e na chamada operação limpeza, o secretário de Estado afirmou que já se recuperaram 700 milhões de euros que podem ser alocados a outros projectos.
Almeida Henriques referiu que há quatro grandes orientações no Governo sobre a reprogramação do QREN: a maximização da participação comunitária, o estímulo à exportação, a formação profissional e o apoio aos jovens à procura do primeiro emprego.
* Desejamos que o sr. Secretário de Estado acelere mas que não se estampe como os ministros da tutela, finanças ou mesmo como os esbarranços do chefe.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário