05/06/2012

 .

  HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS/
/DINHEIRO VIVO"


Miguel Relvas chama apenas 
os patrões para discutir emprego jovem 

Miguel Relvas irá reunir-se esta tarde com as confederações patronais para discutir as medidas de apoio ao emprego e às empresas, no âmbito do programa "Impulso Jovem". Entre elas deverá estar um projeto de redução da Taxa Social Única (TSU). Sindicatos não foram convidados. 

O encontro desta tarde não foi anunciado pelo gabinete do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, nem pelos representantes dos empregadores. Os próprios parceiros sociais estranham a opção de reunir apenas com os patrões, excluindo os representantes dos trabalhadores, a marcação da reunião com pouca antecedência e sem muita informação de agenda. "Não nos deram muita informação. Disseram-nos apenas que estava relacionado com o 'Impulso jovem'", refere Ana Vieira, secretária-geral da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) que, tal como a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), confirmou ao Dinheiro Vivo a reunião de hoje. No entanto, Ana Vieira antecipa que o ministro deverá querer acertar algumas medidas de apoio às empresas, nomeadamente no lançamento de linhas de crédito e revitalização das cidades. "Na área do emprego já há mais medidas no terreno, enquanto para as empresas ainda falta avançar com muita coisa." Já a CGTP não entende a lógica de reunir apenas com as confederações patronais, aproveitando para criticar o projeto do Governo de reduzir a TSU. "É esta a ideia de diálogo social que o Governo tem. 
 Provavelmente quererão acertar com os patrões pormenores da política de baixos salários que estão a tentar instituir", acusa Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, que garante não ter recebido qualquer convite para se encontrar com o ministro Miguel Relvas nos próximos dias. "Estamos disponíveis para discutir todas as medidas. Deve haver mais investimento na criação de emprego, mas empregos permanentes e não postos de trabalho precários." 

A CGTP argumenta que a criação de uma isenção de TSU para jovens que ganhem menos serve de incentivo para baixar o nível salarial dos portugueses. A reunião desta tarde é da responsabilidade de Miguel Relvas, devido à sua posição enquanto líder de da equipa interministerial, responsável para encontrar soluções para o desemprego jovem. Na conferência de imprensa da quarta avaliação da troika, o ministro das Finanças anunciou que o "Impulso Jovem" deveria ser aprovado no Conselho Ministros desta quinta-feira. No programa deverão estar incluídos apoios à contratação e à formação profissional e o lançamento de um programa de 100 mil estágios, bem como às pequenas e médias empresas (PME). 

Medidas financiadas através de fundos comunitários, disponibilizados depois da reprogramação do QREN. Uma das medidas de merecerá maior discussão deverá ser a redução das contribuições dos patrões para a Segurança Social. Na semana passada, o "Jornal de Negócios" noticiava que o Governo estava a preparar a criação de uma isenção da TSU para a contratação de jovens que ganhem o salário mínimo. Ontem, Vítor Gaspar admitiu estar a estudar essa possibilidade para "segmentos específicos da força de trabalho" em 2013. Contudo, a sua execução estará dependente da existência de margem orçamental. Isto é, se o Governo tiver espaço para perder esta receita sem comprometer a meta de défice. 


* Então mas alguém pensa que o ministro Miguel Richelieu passa cartão à "ralé" sindicalista, só se sentir acabrunhado depois de ler os nossos comentários a seu respeito... eh eh eh !!!!!!!


 .

Sem comentários: