.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
McDonald’s vai investir 15 milhões de euros em Portugal até ao final do ano
"A McDonald's vai investir 15 milhões de euros em 2012 no país, depois de ter investido 25 milhões no ano anterior, numa fase difícil em que há uma contracção da actividade económica, do rendimento disponível para esta área e das visitas ditas mais de lazer", afirmou à agência Lusa Mário Barbosa, à margem de uma conferência de imprensa em Lisboa.
"É um mercado forte em que continuamos a acreditar e, por isso, temos confiança para avançar com novos investimentos", realçou o gestor, embora tenha lamentado a "severa penalização" que constitui o aumento do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) dos 12% desde meados de 2010 para os 23% agora aplicados ao negócio pelas finanças.
Mário Barbosa explicou à Lusa que o "incremento fortíssimo" do IVA leva as empresas a perderem vendas em termos líquidos e a terem dificuldades em contratar mais e em se expandirem, uma vez que não podem repercutir a subida no consumidor final, mas apesar disso a McDonald's "continua a acreditar e a investir no país".
Este investimento vai ser direccionado para a construção de três novos restaurantes, um dos quais em Coimbra, que deverá abrir no final de Junho, para a remodelação de outros 17 e para a instalação de plataformas de serviço o que permitirá à empresa diferenciar a marca em Portugal e fazer face à concorrência.
Segundo o director-geral, estes três novos restaurantes vão empregar mais 150 novos funcionários: "Temos uma política que visa criar postos de trabalho.
Em 2011 empregávamos 6.300 funcionários, sendo que as vendas cresceram 1,5%, face ao ano anterior, para 295 milhões de euros".
"O Estado encaixou 15 milhões de euros em impostos no ano passado, sendo que do volume de vendas totais 83 milhões ou 28,5% são compras feitas aos fornecedores portugueses, actualmente na casa das 35 empresas", salientou.
A McDonald's Portugal espera que os fornecedores nacionais da marca ultrapassem os 34% do volume de vendas global, quando estas representavam 10% em 2010.
"Nos últimos anos há uma evolução muito significativa do número de fornecedores nacionais", explicou à Lusa.
Pela primeira vez, a McDonald's vai estar presente, entre 2 e 10 de Junho, em Santarém, na Feira Internacional de Agricultura com um 'stand' próprio onde os fornecedores nacionais estarão também presentes.
* Os portugueses preferem uma americanada sem qualidade à comida mediterrânica que é excelente. Ou é burrice ou estupidez, das duas três.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário