18/05/2012

 .


HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Estado gastou 1.800 milhões nas 
Novas Oportunidades com adultos 

 Ministro da Educação revela que foram gastos cerca de 1.800 milhões de euros no programa Novas Oportunidades, só no eixo adultos. Um investimento que Nuno Crato considera ter sido "muito grande" e que é necessário rentabilizar.


 Isto porque, lembrou o ministro, Portugal está a viver "um momento em que os recursos são muito escassos" e em que "tudo tem de ser dirigido de uma forma muito criteriosa". Nuno Crato falou à margem do seminário "Sucesso educativo: Desafios e oportunidades", a propósito do estudo que avalia o programa Novas Oportunidades, - feito pelo Centro de Estudos e Gestão do Instituto Superior Técnico, sob coordenação de Francisco Lima - e que foi hoje apresentado pela secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, e o secretário de Estado do Emprego, Pedro Silva Martins. 

 O membro do Executivo não adiantou as conclusões do estudo, mas disse estar preocupado com a "qualificação real dos adultos". "Nós não queremos, pura e simplesmente, distribuir diplomas e melhorar estatísticas, queremos que os jovens e os adultos melhorem a sua qualificação, mas melhorem de forma significativa para poderem ter um melhor futuro", defendeu. O estudo hoje apresentado, "está dentro destas balizas e a nossa preocupação é ver em que medida as coisas podem melhorar", frisou. "Nós queremos rentabilizar o investimento que é feito na formação de adultos e na formação de todos, como é evidente, com aquilo que, de facto, dá resultado e trás uma qualificação real", reiterou. Para o ministro, esta "qualificação real" traduz-se na aquisição de conhecimentos e capacidades. 

* Muitos milhões destes foram gastos em formações "falseadas" para dar oportunidades de diplomas. Como é que um adulto que fez o 5ºano (actual nono), há 20 anos, pode aprender em seis meses, matéria que lhe confere o diploma do 12º???  Isto passou-se para milhares de pessoas.

.

Sem comentários: