10/05/2012


 .

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Exportações cresceram 11,6% até Março 

As exportações portuguesas cresceram 11,6 por cento no primeiro trimestre de 2012 relativamente ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Apesar desta forte taxa de crescimento, as estatísticas do INE apontam que em Março este ritmo de crescimento abrandou: depois de taxas de aumento acima dos 13 por cento em Janeiro e Fevereiro, as vendas de bens portugueses tiveram um crescimento homólogo de 8,8 por cento em Março. 

Este crescimento registou-se sobretudo nos mercados extracomunitários, onde o aumento atingiu os 32,3 por cento. As exportações para a União Europeia (UE) cresceram 5,4 por cento no primeiro trimestre. As exportações para fora da UE já representam mais de um quarto do total. As categorias de produtos onde houve maiores crescimentos nas exportações durante o primeiro trimestre foram combustíveis (mais 80,6 por cento), máquinas e outros bens de capital (mais 22,2 por cento), produtos alimentares e bebidas (mais 13,5 por cento) e material de transporte (mais 12,4 por cento). 

Pelo contrário, as importações continuaram a cair no primeiro trimestre, tendo-se reduzido 3,3 por cento face ao mesmo período do ano anterior. Todos estes dados são nominais (isto é, não estão corrigidos para a inflação ou para efeitos cambiais).
O contributo do comércio internacional é considerado vital pelo Governo para o crescimento da economia nos próximos anos. Para 2012, o Executivo espera que as exportações portuguesas cresçam 3,4 por cento (em volume, não em termos nominais). 

* É bom mas não chega, o investimento diminui constantemente fecham empresas estrangeiras por que o país não dá condições, a justiça é má e a corrupção pior. 


.

Sem comentários: