23/05/2012

BAPTISTA BASTOS


  
 Notícias da infâmia 
                e da indignidade 

A notícia tem dois dias: há mais de um milhão de desempregados em Portugal. Novo marco histórico. Envolvidos no imbróglio das "secretas" e das desmembradas declarações do primeiro-ministro, negligenciamos a tragédia que se abateu no País. Tragédia, acentuo. Não só pelo assustador e crescente número de portugueses sem trabalho, e das consequências sobre as suas famílias, como pela quantidade de suicídios, cuja exactidão se desconhece. "E é urgente que isto se saiba", disse, na televisão, um sociólogo. A verdade é que se manifesta uma estranha omissão relativamente a este problema. Mas que ele existe, existe. 

Um milhão com tendência para aumentar, substancialmente, até ao fim do ano. O Governo diz-se pesaroso, mas é totalmente incapaz de resolver o problema. Pior: nem sequer o enfrenta: apenas o afirma como tal. Quanto ao Presidente da República é o Presidente da República que há. Poderia, acaso, dirigir-se ao País, e dar-nos uma mensagem de esperança e um sinal de que se preocupa. Nada. Os silêncios do dr. Cavaco são conhecidos e apenas entrecortados por declarações canhestras e despropositadas. 

O desemprego subiu para 14,9%; no entanto, interrogado pelos jornalistas, logo que o facto se tornou público, o primeiro-ministro encolheu os ombros. Por outro lado, incapazes de enfrentar, com clareza, o flagelo, logo os tenores do Governo tentaram, em tolas afirmações, amenizar a sua dimensão. O Governo, disseram, está a estudar "medidas" para resolver o assunto. [A propósito, e para esclarecimento dos distraídos e dos ignorantes, quem "toma medidas" são os alfaiates]. Não resolve coisíssima nenhuma porque não sabe e porque não pode. Não pode porque a troika o não permite e não sabe porque, simplesmente, não sabe contornar ou alterar o sistema ideológico em que se enredou, com ou sem vontade. 

 Em democracia não há "inevitabilidade." O próprio conceito é redutor e só é associável a essa subtil inversão de valores e de padrões que o neoliberalismo trouxe consigo. O marketing político, muito bem organizado e estatuído, inculcou a ideia de que o "fim da história" determinava um novo paradigma. É uma teoria astuta e maquiavélica, que promove o empobrecimento dos povos identificando-o como um futuro bem-estar. E o pior é que as vítimas desse processo submetem-se, forçadas a acreditar neste absurdo. 

Naturalmente, as coisas não podem continuar neste estado. Os acontecimentos na Grécia são demasiado significativos para que lhes não prestemos grande atenção. Bastou um partido de Esquerda, o Syriza, bater com o pé e dizer que não pagava as dívidas de outros para que o baralho de cartas se desmoronasse. A velada ameaça da saída do país da Europa e do euro bastou para que os grandes bancos, especialmente os alemães, recuassem nas exigências. Quem perde, se os gregos voltarem ao dracma? Eles, também, mas os "credores" muito mais. O próprio "Financial Times", bíblia do conservadorismo, já avisou que o problema só é de fácil solução se "os poderes da Terra" [os financeiros e os económicos] o desejarem. Note-se que o importante jornal não alude, sequer, a decisões "políticas." 

A verdade é que a solução se encontra no "político": mas os políticos actuais estão todos, de uma forma ou outra, enfeudados à doutrina que impõe como "normalidade" o que é, averiguadamente, uma anomalia e uma aberração. É normal que o emprego grasse, como endemia, põe quase toda a Europa, sem haver quem o trave e solucione? Claro que não é normal. Como escreveu Serge Latouche, num ensaio, "Que Ética e Economia Mundiais - Justiça sem Limites", notável a vários títulos, "O universalismo dos valores acaba por se esboroar diante da lógica amoral da globalização."

 Os crimes e as barbaridades em massa, provocados por essa "lógica amoral", só os não vê quem os não quer ver. Quando Passos Coelho e o seu Executivo passam ao largo, apenas utilizando palavras de circunstância, quando a tragédia está mesmo ali, não se trata, somente, de "insensibilidade social." A indiferença é criminosa e não pode ser exclusivamente julgada de quatro em quatro anos. Os escândalos e as matreirices em que este Governo do PSD está embrulhado têm importância, bem entendido; porém, não atingem a expressão excruciante do desemprego e a indignidade do alheamento de quem manda. 



IN "JORNAL DE NEGÓCIOS" 
18/05/12

.

Sem comentários: