16/04/2012




HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Avaliação de Cavaco 
cai de 13,1 para 6 valores

Quando reeleito em Janeiro de 2011, Chefe do Estado tinha nota positiva dos portugueses. Agora, tira negativa

O episódio das reformas de Cavaco Silva foi marcante: desde Janeiro, e em apenas três meses, a avaliação da actuação do Presidente caiu quatro valores, para terrenos negativos. Se a comparação for com o mês de Janeiro de 2011, em que foi reeleito para novo mandato de cinco anos em Belém, Cavaco Silva passa de 13,1 valores para 6. Uma nota muito baixa e que mostra que, aos olhos dos inquiridos, o Chefe do Estado tem vindo a piorar a sua actuação ao longo do seu segundo mandato.

Os 600 entrevistados pelo Barómetro Eleitoral de Abril de 2012, realizado pela Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã, mostram ainda estar descontentes com a actuação de Cavaco no último mês. Para a maioria dos inquiridos (60,7%), o Presidente da República tem actuado mal nos últimos 30 dias. Dois em cada dez (20,2%) consideram que Cavaco Silva tem tido uma boa actuação, enquanto que, para 10,9% das respostas, a actuação tem sido "assim-assim".

Analisando os últimos 16 meses, desde que Cavaco foi reeleito, o Presidente conseguiu manter uma nota média a rondar os 12 valores até Julho do ano passado (quando o novo Governo tomou posse). A partir desse mês, foi sempre a descer. Em Janeiro deste ano (10,3 valores), o presidente até estava a recuperar da queda continuada até Dezembro (9,6). Porém, o episódio das reformas estragou esta recuperação: em Fevereiro, a nota já era de apenas 6,4.

O barómetro também revela que o PS foi o partido que mais desceu nas intenções de voto, caindo quase quatro pontos percentuais para 27,8%. Já o CDS subiu de 6,5% para 8,7%.



* Cavaquices...

.

Sem comentários: