16/04/2012

.


HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Produtores que exportam vinho
 para o Brasil ameaçados
O governo brasileiro estuda mudança nas regras de importação. O preço do vinho pode aumentar 30%.

As exportações de vinho português para o Brasil estão sob ameaça. O governo brasileiro está a estudar a introdução de uma medida que poderá elevar de 27% para 55% o imposto de importação de vinho, e a ponderar ainda a atribuição de quotas à entrada de vinhos estrangeiros. Esta cláusula surge numa altura em que o Brasil ocupa o quarto lugar no ‘ranking' das exportações de vinho português, tendo adquirido no ano passado mais de 23,6 milhões de euros. Caso a medida entre em vigor no Verão, como é apontado, o preço do vinho português no Brasil subirá 30%.

Sogrape, José Maria da Fonseca, Quinta do Crasto e Aveleda estão contra esta cláusula que retira competitividade às exportações do sector. "Esta medida põe em causa as vendas dos vinhos portugueses no Brasil, é uma medida má para todos", realça António Soares Franco, presidente da José Maria da Fonseca (JMF). O empresário defende que o governo brasileiro está a proteger os produtores locais mas "80% do mercado é dominado pelo vinho brasileiro". O Brasil é o terceiro mercado de exportação da JMF, ao assegurar 10% dos 19 milhões de euros de vendas em 2011. O Periquita, da JMF, que é o vinho europeu mais vendido no Brasil, poderá ver o preço aumentar 25%, avança Soares Franco.

A introdução da medida é polémica no Brasil. "Alguns restaurantes já boicotaram a venda de vinhos brasileiros e há supermercados que ameaçam fazer o mesmo", revela o mesmo gestor. As associações do sector já levaram este tema a Bruxelas e houve contactos informais com membros do Governos.


* Não há ataque ao vinho português, o governo brasileiro quer apoiar a venda e consumo do vinho nacional, é justo.


.

Sem comentários: