16/04/2012

.

HOJE NO
"A BOLA"

O bom exemplo do Chelsea 
 Desrespeito dos adeptos vai ser punido

Antes do início do Chelsea-Tottenham, para as meias-finais da Taça de Inglaterra, cumpriu-se um minuto de silêncio para recordar a memória das 96 vítimas de Hillsbrough, tragédia ocorrida a 15 de abril de 1989, durante o Liverpool-Notthingam Forest.

Porém, estranhamente, alguns adeptos dos blues não respeitaram o momento. Assobios, gritos, barulho... tudo serviu para afastar as atenções do que realmente era importante. De tal forma que o árbitro Martin Atkinson suspendeu a homenagem quando ainda faltavam alguns segundos para cumprir o minuto acordado.

O jogo entre o Chelsea e o Tottenham prosseguiu, os adeptos da formação treinada por Di Matteo até tiveram cinco motivos para festejar (5-1), contudo, no final do encontro, e analisados os factos ocorridos no início da partida, a Administração do emblema londrino condenou abertamente o comportamento dos seus simpatizantes, atitude que viria a ser aplaudida pela Federação e restantes clubes britânicos.

«O Chelsea está extremamente desapontado pelo fato de uma minoria de adeptos ter envergonhado o clube, não honrando o momento de silêncio. O Chelsea acredita que todos os momentos de respeito devem ser honrados e quisemos mostrar total consideração pelos que, há 23 anos, sofreram com a tragédia de Hillsborough. O clube vai ajudar a Federação a identificar os responsáveis por estes atos e, se for provado que foram sócios ou adeptos com bilhetes de época, então estamos dispostos a tomar medidas drásticas contra eles», lia-se no comunicado.

As imagens de vigilância serão fundamentais nesta investigação e é certo que a administração dos blues não vai deixar morrer este assunto enquanto não forem encontrados os responsáveis.

O que foi a tragédia de Hillsbrough
A 15 de abril de 1989, no Estádio de Hillsborough, em Sheffield, Inglaterra, 96 adeptos foram esmagados contra as grades daquele recinto, decorria o encontro entre Liverpool e Notthingam, para as meias finais da Taça.

Depois de apurada investigação, concluiu-se que a superlotação do estádio (havia adeptos sem bilhete no interior do recinto) e o mau estado de conservação foram os motivos para tamanha tragédia.

Antes do início da partida, muitos milhares de pessoas concentraram-se nas imediações de Hillsborough forçando a entrada. A polícia, receando um esmagamento em massa no exterior do recinto, abriu duas portas e um túnel, pelos quais romperam os adeptos, ansiosos para assistir à partida. Evitaram-se várias mortes no exterior, foi impossível fazer o mesmo nas bancadas. E até hoje recorda-se, com tristeza, um dos episódios mais negros da história do futebol inglês.

Ainda que tenham passado mais de 20 anos, a dor e pesar ainda estão bem presentes. E é por isso que o Chelsea não vai perdoar a irresponsabilidade dos seus adeptos. Um exemplo aplaudido por todos os clubes ingleses.


* À atenção dos dirigentes desportivos portugueses!!!


.

Sem comentários: