HOJE NO
"i"
Ensino superior corre o risco de se
.apenas para as elites
Alunos com capacidades estão a ser proibidos de estudar devido às dificuldades económicas
A Igreja Católica considera que as universidades portuguesas correm o risco de tornar o acesso exclusivo para as elites, considerando que constituiu um “atentado à democracia e à justiça social”.
Ouvido pela TSF, o padre Nuno Santos disse que muitos alunos estão a abandonar o ensino superior por dificuldades financeiras, devido às novas regras de atribuição de bolsas de estudo.
“Alunos com capacidades estão a ser impedidos de estudar por razões exclusivamente económicas”, afirmou, acrescentando que essa situação “coloca em causa a justiça social e até, em parte, esta dimensão democrática do nosso próprio país”, explicou.
Uma das situações mais “gravosas”, para o padre Nuno Santos, tem a ver com a proibição de acesso às bolsas para pessoas em agregados com dívidas à Segurança Social, o que “põe de lado muitíssima gente”.
O responsável pastoral aponta ainda para a necessidade de tomar medidas urgentes, de forma a evitar que “o ensino português fique restrito às elites económicas”.
Sobre este assunto, o ministro da Educação considera que aposição da igreja católica não se justifica, afirmando que "não há registos que apontem para esse sentido".
Nuno Crato afirma ainda que já se estão a tomar medidas para "acelerar o processo das bolsas de estudo".
* Se a igreja católica estivesse verdadeiramente preocupada com o assunto não teria erigido uma universidade obcecada pelos filhos das.......... elites.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário