17/04/2012

.


ETNA




IMAGENS DE RARA BELEZA NESTA EXCELENTE MONTAGEM DE  
Klaus Dorschfeldt



ERUPÇÃO NO INÍCIO DESTE MÊS

O Etna é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3340 metros de altitude, variando devido às frequentes erupções.

Além de ser o vulcão mais alto da Europa, o Etna é também a mais alta montanha da Itália ao sul dos Alpes. A extensão total da base do vulcão é de 1190 km², com uma circunferência de 140 km, o que faz do Etna o maior vulcão da Itália e da Europa, superando em quase três vezes o tamanho do Vesúvio.

É um dos vulcões mais ativos do mundo e está praticamente em constante erupção. Ocasionalmente, o Etna pode ser bastante destrutivo, mas, normalmente, as erupções não oferecem grande risco à população que vive nas localidades próximas. Os solos vulcânicos em redor propiciam bons campos para a agricultura, com vinhedos e hortas espalhados nas faldas da montanha e em toda planície de Catânia, a sul.

Devido à recente atividade vulcânica e ao facto de estar numa região densamente povoada, o Etna foi designado como um dos 16 Vulcões da Década pelas Nações Unidas

WIKIPÉDIA

NR: Estivemos no Etna em 2006, felizmente estava adormecido, é um vulcão impressionante pois tem múltiplas crateras nas suas encostas. Disseram-nos que a sua lava é denominada "lenta" porque desliza a uma velocidade moderada. por causa dessa velocidade os técnicos operacionais de vigilância conseguem, com recurso a máquinas de terraplanagem, orientar o curso da lava, vimos essas máquinas.

Se um dia for à Sicília não deixe de visitar Siracusa e Taormina.


.

Sem comentários: