.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Lentes oculares revelam falhas
Foram detectados 22 casos de anomalias com lentes de contacto intra-oculares (implantadas dentro do olho) de uma marca brasileira. O alerta foi dado ontem pelo oftalmologista de Coimbra António Travassos, no julgamento das seis pessoas que cegaram após uma intervenção no Hospital de Santa Maria.
Contactado pelo CM, a autoridade do medicamento, Infarmed, afirma que já analisou as lentes em questão e que "não foram detectadas não conformidades". Acrescenta que não há necessidade de tomar medidas adicionais.
A Ordem dos Médicos afirma que já conhece o caso. Segundo Florindo Esperancinha, "os problemas devem-se ao aparecimento de um depósito de cálcio na lente, passados meses do implante", o que obriga à substituição da lente. "Às vezes, o barato sai caro", diz.
Aproveita para criticar a facilidade com que os produtos entram no mercado: "O que está a acontecer com estas lentes também acontece com outros dispositivos médicos por não precisarem de muito estudo para entrarem no mercado."
* Traduzindo o que diz o médico Dr. Florindo Esperancinha: Há dispositivos médicos para implantar em doentes que por não serem submetidos a uma avaliação minuciosa, estão a ser vendidos no mercado, óbviamente a preços mais baixos, "pechebeques"!
.
Sem comentários:
Enviar um comentário