01/04/2012

.


ESTA SEMANA NA
"VISÃO"

Banco de Portugal 
mais pessimista que o Governo

A economia portuguesa vai encolher 3,4% em 2012 e estagnar no próximo ano, segundo previsões divulgadas esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP), que admite possam ser necessárias mais medidas de austeridade. Passos Coelho insiste que não

No seu Boletim Económico de primavera, o BdP fez uma revisão em baixa das suas previsões para a economia portuguesa em 2012 e 2013, como era esperado.

A nova previsão do BdP é ainda mais negativa que a do Governo, que prevê uma contração de 3,3 por cento para este ano.

A instituição avisa também que o Governo poderá ter de adotar mais medidas de austeridade caso a evolução da economia continue a degradar-se: "Uma deterioração do cenário macroeconómico poderá conduzir à necessidade de adoção de medidas adicionais que garantam o cumprimento do objetivo orçamental", lê-se no boletim. Essa medidas poderão revestir-se da forma de aumentos nos "impostos indiretos e preços administrados".

A resposta de Passos Coelho

O primeiro-ministro considerou hoje que as previsões económicas do Banco de Portugal "não são muito distintas das do Governo" e afastam uma "recessão prolongada" em Portugal e voltou a rejeitar que sejam necessárias novas medidas de austeridade.

Questionado pelos jornalistas, no final de uma reunião de cerca de 50 minutos com o grupo parlamentar do PSD, Pedro Passos Coelho respondeu que estas previsões "não estão muito longe" e "não são muito distintas das do Governo", que continua a prever uma recessão de 3,3 por cento este ano e 0,2 por cento de crescimento em 2013


* Nós achamos que estão a ser optimistas, oxalá estejamos errados.

.

Sem comentários: