01/04/2012

.


ESTA SEMANA NA
"SUPER INTERESSANTE"

Um 4x4 voador
Para missões civis e militares

Os aparelhos de descolagem vertical concebidos pela empresa israelita Urban Aero parecem um híbrido entre helicóptero e todo-o-terreno e as suas prestações superam as de qualquer veículo aéreo jamais construído.

Os responsáveis da empresa israelita Urban Aero reconhecem que as suas aeronaves Fancraft de descolagem vertical se parecem muito com os míticos jipes voadores de finais da década de 1950 que, em teoria, iriam substituir os helicópteros. Os dois tipos de veículos foram concebidos para serem manobráveis, sustentarem-se no ar e aterrarem em espaços reduzidos, mas as semelhanças acabam aí.

Os Fancraft são mais compactos e silenciosos, foram construídos com materiais compostos ligeiros e resistentes e incluem sistemas de navegação com os quais certos modelos podem voar de forma semiautónoma. Além disso, carecem do grande rotor característico dos helicópteros, uma peça que dificulta algumas deslocações e está implicada em muitas colisões. Pelo contrário, nos veí­cu­los da Urban Aero, as pás estão protegidas pela fuselagem. No papel, isto não só os torna mais versáteis (podem penetrar com mais facilidade em florestas, regiões montanhosas ou ruas) como também lhes permite recorrer a um pára-quedas balístico, em caso de acidente.

A família Fancraft é formada por três aparelhos, dos quais, de momento, apenas existem modelos e protótipos. O AirMule, dirigido por controlo remoto, é capaz de acartar seis toneladas de carga por dia ou evacuar dois feridos simultaneamente. A sua variante tripulada, o Centaur, possui espaço para seis ocupantes e foi desenhada para dar apoio a equipas de emergência ou forças de segurança.

O X-Hawk, com oito metros de comprimento, é o modelo maior e pode acomodar doze pessoas. Mesmo assim, não precisa de um heliporto para pousar. A Urban Aero divulga-o como uma opção para ambulância voadora, assim como para transportar tropas em certos cenários mais complexos.


* Temos a impressão que este modelo é mais para fins militares, um contributo mais para eternizar o conflito israelo-árabe.

.

Sem comentários: