19/03/2012



HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Cáritas regista aumento de 91 por cento no atendimento de novos casos
'Números preocupantes',

Entre 2010 e 2011, Cáritas registou aumento de 91 por cento. Entre janeiro e fevereiro, verificou-se subida de 46,5 de novos casos.

A Cáritas Portuguesa registou um aumento de 91 por cento no atendimento de novos casos de pobreza entre 2010 e 2011, um número 'preocupante e significativo', assumiu, ontem, o presidente da instituição, Eugénio Fonseca. O presidente da Cáritas revelou ainda que nos primeiros dois meses deste ano a tendência continua a sentir-se, já que em janeiro e fevereiro verificou-se uma subida de 46,5 por cento de novos casos, em relação aos últimos dois meses de 2011.
Dos 95.342 atendimentos realizados no ano passado, 16.500 pessoas correspondem a novas situações de carência económica, precisou o presidente da Cáritas, informando que no ano passado o número de atendimentos cresceu 50 por cento. 'Neste tempo complexo e com problemas de grande magnitude são essenciais projetos inovadores que ajudem a cimentar o bem comum e minorar a carestia de um grande número de portugueses', revelam as conclusões do Conselho Geral da Cáritas, que esteve reunido desde sexta-feira em Leiria.
Ontem, último dia dos trabalhos, o presidente da instituição salientou a necessidade da instituição avançar para 'ações de urgência de sensibilização para a poupança e dos riscos da má gestão dos recursos financeiros', para que 'os dramas na célula familiar não se acentuem', Eugénio Fonseca explicou que a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor ministrou formação a elementos da Cáritas e agora estes 'animadores vão promover, por exemplo, formação ao nível da economia doméstica e da culinária',

«Tsunami» demográfico

Também presente no encontro, a presidente da Comissão Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, Joaquina Madeira, alertou para os problemas demográficos do País. 'Esta questão da demografia é um tsunami e andamos um bocadinho distraídos. No Norte da Europa já se estão a tomar medidas e nós, povos do Sul, estamos à espera de ver a cara ao mau tempo para agir', criticou, defendendo: 'temos que ter mais filhos e os jovens têm que ter estabilidade para se reproduzirem. '
Joaquina Madeira alertou que Portugal não está a repor a demografia e que até 2050 'os últimos números apontam para um duplicação da percentagem de idosos. A presidente da Comissão Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Activo frisou ainda que se em 2001 foram registadas mais de 300 pessoas com 100 ou mais anos, em 2050 prevê-se que atinjam esta idade cerca de 6400 idosos.


* São números tenebrosos aos quais as venda e delapidação do nosso património económico não fazem frente.
Temos um ministro das finanças salazarento...


.

Sem comentários: