19/03/2012

.

HOJE NO
"RECORD"

Portugal arrecada 10 medalhas de ouro 
em Manchester
Mundial de atletismo para pessoas
 com deficiência intelectual

Portugal conquistou 25 medalhas, 10 das quais de ouro, no campeonato do Mundo de atletismo em pista coberta INAS, para pessoas com deficiência intelectual, que terminou no domingo em Manchester, na Inglaterra.

A seleção portuguesa, composta por 13 atletas, alcançou ainda sete medalhas de prata e oito de bronze, numa competição que serviu de preparação para os Jogos Paralímpicos Londres2012.

Numa competição que contou com a presença de 80 atletas, de 12 países, Portugal sagrou-se campeão do Mundo em masculinos e femininos, e Lenine Cunha foi considerado o melhor atleta, ao conquistar três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.

O selecionador José Costa Pereira fez um balanço bastante positivo da participação lusa, considerando que a "equipa superou as melhores expetativas tendo os atletas realizado prestações fantásticas".

A 7.ª edição dos mundiais de atletismo foi um dos grandes testes para os Jogos Paralímpicos, que se disputam de 29 de agosto a 9 de setembro, competição para a qual as quotas por país só serão definidas no final de maio.

A deficiência intelectual volta este ano a integrar o programa dos Jogos Paralímpicos, depois de uma interrupção de 12 anos, desde Sydney'2000.

Nos Jogos Paralímpicos Londres'2012, os atletas com deficiência intelectual vão competir nas modalidades de atletismo, natação, remo e ténis de mesa.


* Excepcional o trabalho dos atletas e dos seus formadores, dignos do maior respeito.
Verdadeiros e gravosos deficientes intelectuais são os políticos que puseram o país na banca rota.


.

Sem comentários: