19/03/2012

 .

HOJE NO
"DESTAK"

Agricultura
Preços entre produção e distribuição
 de alimentos vão ser públicos

Os preços entre a produção e a distribuição dos alimentos vão passar a ser públicos após a última reunião da Plataforma de Acompanhamento das Relações da Cadeia Alimentar (PARCA), uma decisão que terá efeitos a partir de maio.

Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT), a partir de agora, o gabinete de Planeamento e Políticas e a Direcção-geral das Atividades Económicas, do Ministério da Economia, "vão articular com o Instituto Nacional de Estatística e as organizações do setor alimentar que vão produzir relatórios trimestrais com os preços ao longo da cadeia alimentar".

O ministério liderado por Assunção Cristas refere ainda que, dos relatórios, vão constar "os preços de produtos para os quais já existem, atualmente fontes dispersas de informação", os preços de outros produtos, sendo que os referidos relatórios "passam a estar na internet no 'site' do gabinete de Planeamento e Políticas, que passa a incluir um conteúdo específico para a PARCA".


* Consideramos uma boa medida mas pouco viável. Uma enorme parte dos intermediários abastece-se nos produtores sem quaisquer tipo de papeis, é toma lá dá cá.
Ver para crer.


.

Sem comentários: