07/02/2012



HOJE NO
"RECORD"

Armindo Araújo: 
«Neve não é o piso ideal para nós»

O piloto português Armindo Araújo reconhece que a neve do Rali da Suécia "não é o piso ideal" para grandes resultados, numa rara prova em que o octocampeão mundial Sébastien Loeb é menos favorito do que o habitual.

Depois de ter dominado o Rali de Monte Carlo, prova de abertura do campeonato do Mundo, Loeb e o aparentemente invencível Citroen DS3 WRC devem encontrar mais oposição na Suécia, onde a transição do asfalto para a neve tende a favorecer os pilotos locais.

Armindo Araújo, que terminou o rali monegasco no nono lugar, ao volante de um Mini JCW WRC, também espera mais dificuldades para cumprir o objetivo de acabar os 10 primeiros classificados na Suécia.

"Vamos tentar fazer uma boa prova. Obviamente que as condições são complicadas, a neve não é o piso ideal para nós, mas também Monte Carlo era um rali complicado e fizemos boa figura", observou Armindo Araújo, em declarações à Agência Lusa.

O bicampeão mundial do agrupamento de Produção, em 2009 e 2010, lembrou que, ao contrário de Monte Carlo, já disputou o Rali da Suécia por três vezes, apesar de reconhecer que o seu conhecimento da prova está muito aquém daquele que têm os pilotos anfitriões.

"Não é a primeira vez que lá vou. Tem a característica de os pilotos locais serem muito fortes, conhecerem as condições do terreno e as condições do piso. Vão ser adversários muito fortes", advertiu.

Com mais de 20 WRC inscritos, Armindo Araújo espera "uma guerra muito grande" pelos lugares do pódio, num rali em que até o campeoníssimo Loeb tem passado ao lado do domínio evidenciado na maioria das outras provas do Mundial.

Com o triunfo em Monte Carlo, o piloto francês começou a confirmar o favoritismo à conquista do inédito nono título mundial, mas na Suécia apenas em 2004 bebeu o champanhe da vitória, tendo terminado no segundo lugar em 2006, 2007 e 2010.

Depois do quarto lugar no Mónaco, a prova surge na altura ideal para o finlandês Mikko Hirvonen, que se impôs na neve sueca nos últimos dois anos e procura afirmar-se como algo mais do que o segundo piloto da Citroen.

O espanhol Dani Sordo estreou-se no campeonato do Mundo com o segundo lugar em Monte Carlo, mas isso apenas provou que o Mini JCW WRC está mais vocacionado para as provas em piso de asfalto e dificilmente repetirá a proeza na Suécia.


* A capacidade de trabalho da dupla de pilotos vai trazer-lhes bons resultado, mérito próprio.


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