31/01/2012




HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Fundações têm até 24 de Fevereiro para responderem ao censo obrigatório

Já há 413 fundações com inscrição validada nos censos obrigatórios realizados pelo Governo. Um número que pode aumentar, já que o prazo para que as fundações cumpram o censo foi prolongado de dia 2 para dia 24 de Fevereiro.

Na prática, são mais três semanas ao dispor das fundações para que indiquem a sua existência. A razão para que o prazo tenha sido alterado deve-se ao facto de o portal disponibilizado pelo Executivo ter verificado falhas. E o censo só pode ser realizado por via electrónica.

Com falhas técnicas que acabaram, até, por deixar a página indisponível, o Ministério das Finanças decidiu alterar a data.

O censo às fundações tem como objectivo decidir, em último caso, se as fundações continuam em actividade ou se são extintas. O Governo de Passos Coelho pretende avaliar qual é a relação de custo/benefício de cada entidade, também tendo em conta a sua viabilidade financeira.

Até agora, há já 413 fundações inscritas nestes censos, embora mais 118 entidades tenham uma validação que está dependente de “informação complementar”. Outras 49 inscrições de entidades públicas já foram feitas, informa o comunicado do ministério liderado por Vítor Gaspar.


* Gostávamos de uma explicação muito clara sobre fundações reais e as fantasma, de parte do ministério da finanças.


.

Sem comentários: