Varanasi (em sânscrito: वाराणसी, Vārāṇasī, AFI: Loudspeaker.svg? [ʋaːˈɾaːɳəsiː]), comumente conhecida como Benares (em hindi: बनारस e em urdu: بنارس, transl. Banāras, AFI: Loudspeaker.svg? [bəˈnɑːɾəs]) e, localmente, como Kashi (em hindi: काशी, em urdu: کاشی, Kāśī, AFI: Loudspeaker.svg? [ˈkaːʃiː]), é uma cidade do estado de Uttar Pradesh, na Índia.
Localizada às margens do Ganges, tem mais de 3 milhões de habitantes e é uma das cidades mais antigas do mundo, considerada a cidade mais sagrada pela religião hindu.
WIKIPÉDIA
NOME
O nome, Varanasi, tem sua origem possivelmente no fato que a cidade se encontra entre o Rio de Varuna e o rio de Assi aflentes do rio Ganges. Uma outra opinião sobre a origem do nome é que o rio Varuna era chamado Varanasi nos velhos tempos e assim a cidade adoptou o mesmo nome. Isto é negligenciado geralmente por historiadores embora possam haver alguns textos que o sugiram.
O nome, Varanasi, foi escrito como Baranasi no antigo Pali língua, e em épocas mais atrasadas o nome transformado em Banaras. Com o tempo, Varanasi varia de nome como Avimuktaka, Anandakanana, Mahasmasana, Surandhana, Brahma Vardha, Sudarsana, Ramya, e Kasi.
HISTÓRIA
De acordo com legenda, a cidade foi fundada pelo Hindu deity, Shiva,há 5.000 anos uma, é das sete cidades sagradas dos Hindus. Muitos escritores Hindus, incluindo Rigveda, Skanda Purana, Ramayana, e Mahabharata, descrevem a cidade.
Acredita-se que Varanasi tem aproximadamente 3.000 anos.Varanasi era um centro comercial e industrial famoso pelas suas telas de muslin e de seda, perfumes, trabalhos do marfim, e esculturas. Durante a época de Gautama Buddha 567 AC, Varanasi era a capital do reino de Kashi. O viajante chinês Xuanzang, atesta que a cidade era um centro de atividades religiosas, educacionais, e artísticas, e que estendeu para aproximadamente 5 quilômetros ao longo do banco ocidental do Ganges.
Durante as invasões sucessivas que começam com as hordes de Mahmud de Ghazni em 1033 seguido de perto Mohammed Ghori em 1193, muçulmanos pilharam e destruiram diversos templos Hindu e usaram o material dos templos para construir mesquitas. No início do décimo sétimo século, Mughal Emperor Akbar trouxe algum relevo na destruição de templos Hindus, mas perto do fim desse século, Mughal Emperor Aurangzeb conduziu uma outra destruição e rebatizou mesmo a cidade como Mohammadâbâd. Nestes anos da regência muçulmana, os estudantes de Varanasi fujiram para outras partes da India.
Varanasi transformou-se um reino independente no décimo oitavo século, e sob a regência britânica subseqüente, remanesceu um centro comercial e religioso. Em 1910, os Ingleses fizeram de Varanasi um estado Indiano, com o governo em Ramanagar, mas sem nenhum jurisdição sobre a cidade de Varanasi. Kashi Naresh (Maharaja de Kashi) reside ainda no forte de Ramanagar.
Março em 7, 2006, quatro bombas explodiram num ato de terrorismo em Varanasi. Morreram 20 pessoas , e muitos foram feridos. Uma das bombas foi colocada no Templo de Sankat Mochan Hanuman, outra foi posta numa plataforma da estação de caminhos de ferro de Varanasi. Um grupo Islamic, Lashkar-e-Kahab, reivindicou o ataque terrorista. Novembro em 23, 2007 Varanasi enfrentou uma outra explosão. A bomba foi colocada na corte civil de Varanasi. Mais de 20 povos morreram e 100 foram feridos. O canal de notícias da TV de India recebeu um E-mail 5 minutos antes da explosão de bomba e que haveriam mais explosõe em mais cidades de Uttar Pradesh dentro nos 5 minutos seguintes. O endereço do E-mail foi registado em Yahoo.France. Uma organização do terrorista chamada HUJI assumiu a responsabilidade da explosão de bomba. HUJI é dirigido por o terrorista Masood Azhar que foi libertado pelo governo Indiano no ano 1999 depois de o voo IC 814 da Air India ser sequestrado por Talibans que exigiram a libertação.
GEOGRAFIA
A cidade de Varanasi situada no vale médio de Ganga de India norte, na parte oriental do estado de Uttar Pradesh, ao longo da margem esquerda do rio de Ganges. Tem uma área de 112.26 quilômetros quadrados, fica nas Planícies de Gangetic de India norte, a terra é muito fértil porque as inundações de nível baixo no Ganges reabastecem continuamente o solo de nutrientes.
Outrora pensa-se que a cidade estava situada entre os rios Ganges e Varuna numa elevação.
Esta situação geográfica deve ter sido altamente favorável para dar forma à fixação de pessoas. Mas é difícil verificar a geografia original de Varanasi porque a posição atual da cidade não é exatamente a mesma que descrita em alguns textos antigos.
Varanasi tem um clima subtropical húmido com variações grandes entre o verão e as temperaturas do inverno. Os verões são longos, de abril a outubro, com estações de intervenção da monção. O frio vem dos Himalayas. a pluviosidade anual média é 1110 milímetros.
A cidade é relativamente livre de poluição de ar. Uma combinação da poluição da água, construções novas de represas rio acima e aumentou a temperatura local, o nível de água do Ganges baixou significativamente, e ilhéus pequenos tornaram-se visíveis no meio do rio.
CULTURA
As construções de Varanasi perto das margens do Ganges estãoaglomeradas e têm as ruas estreitas flanqueadas por lojas e por diversos templos Hindus. As áreas residenciais principais de Varanasi (especialmente para as classes médias e superiores) situam-se mais afastadas do centro religioso.
Varanasi tem quase 100 ghats,"escadarias”, cada um dedicado a Shiva na forma de linga.. Muitos dos ghats foram construídos quando a cidade estava sob controle de Maratha Shindes.Muitos ghats são propriedade particular. O anterior Maharaja de Kashi (Kasi) possuía Shivala ou Kali ghat.
Junto da maioria dos ghats toma-se banho,enquanto outros são usados como locais da cremação. Muitos ghats são associados com as lendas e mithologias.
Dashashwamedh Ghat fica situado perto de “do Templ Vishwanath”, e é provavelmente o ghat o mais espectacular. Duas mithologias Hindus estão associadas: De acordo com uma, o senhor Brahma criou-o para dar boas-vindas ao senhor Shiva. De acordo com outros, Senhor Brahma sacrificou dez cavalos em honra a Shiva.
Duas lendas são associadas com o Manikarnik Ghat: De acordo com uma, se acredita ser o lugar onde Senhor Vishnu escavou um poço com o seu Chakra enchendo-o com a sua respiração ao executar várias penitências. Quando Shiva estava prestando atenção a Vishnu naquele tempo, o último “manikarnik” caiu no poço. De acordo com a segunda lenda, a fim manter Shiva a mover-se ao redor dos seus devotos, o seu deus Parvati escondeu os seus brincos,pediu-lhe para encontrá-los, dizendo que tinham sido perdidos nas margens do Ganges. A idéia de Parvati era que Shiva permaneceria então ao redor, procurarando para sempre os brincos perdidos. Nesta lenda, sempre que um corpo é cremado no Manikarnik Ghat, Shiva pede à alma para procurar os brincos.
De acordo com o mitologia, o rei comprou Manikarnika Harishchandra como escravo e fê-lo o trabalhar no Manikarnika em Harishchandra Ghat. As cremações Hindus ocorrem habitualmente aqui.
O Gath de Scindia limita Manikarnik ao norte, com seu templo de Shiva submerso parcialmente no rio em conseqüência do peso excessivo da construção aproximadamente 150 anos há. Acima do ghat, diversos templos os mais importantes de Kashi estão situados dentro de apertados labirintos Siddha Kshetra. De acordo com a mitologia, Agni (senhor do fogo) foi cremado aqui.
Maharaja Jai Singh II de Jaipur Mana-Mandir construíu Ghat em 1770, e também um observatório bem equipado semelhante aos observatórios em Deli, em Jaipur, em Ujjain, e em Mathura). Há um balcão de pedra fino na parte superior do ghat, homenagem dos devotos aqui a Someswar, o senhor da lua.
O Rei de Nepal Lalita construíu Ghat na região do norte de Varanasi. É o local do Templo de Ganga Keshav, um templo de madeira construído no estilo típico de Kathmandu, dedicado ao senhor Vishnu. O templo tem também uma imagem de Pashupateshwar,uma manifestação de Shiva).
Os festivais locais incluindo partidas e jogos musicais ocorrem regularmente no Assi bonito Ghat que está na extremidade da linha contínua dos ghats. É um local favorito dos pintores e dos fotógrafos.
CIDADE SANTA
Varanasi é uma cidade santa no Hinduismo, sendo um dos mais sagrados centros de peregrinação para Hindus de todas as denominações. Mais de 1.000.000 peregrinos visitam a cidade todos os anos. Tem o sepulcro do Senhor Kashi Vishwanath (uma manifestação do senhor Shiva).De acordo com a mitologia, o senhor Shiva viveu em Kashi (Varanasi).
Os Hindus acreditam que ao banharem-se no Ganges lavam os pecados e que ao morrer em Kashi assegura a libertação da alma de uma pessoa no ciclo das suas encarnações. Considerando Kashi dos Hindus como um do Shakti Peethas (ver destaque), os Hindus do Shakti fazem uma peregrinação à cidade porque consideram o rio Ganges como a deusa Shakti. Adi Shankara escreveu seus commentarios no Hinduism aqui, conduzindo ao revivalismo Hindu grande. Vaishnavism e Shaivism coexistiram sempre em Varanasi harmoniosamente.
Shákti significa o poder de um deus, na religião e mitologia indianos. Significa também sua esposa. Assim, Párvati é a shákti de Shiva, Lákshmi a de Vishnu e Sarasvati a de Brahma.
Um dos mitos relatados por Zimmer conta que, quando os deuses se reuniram para criar o mundo, apenas Shiva, o asceta que passava o tempo em meditação no Himalaia não tomara ainda esposa. Como se recusasse a sair do estado de absorção, o mundo não poderia ser criado, e assim esse dois, e ainda outros deuses, procurando uma mulher que se dispusesse a viver a dura vida de privações de Shiva, encontraram Sáti, a primeira esposa do deus asceta, que mais tarde, ao se autoimolar por ter sido seu marido desrespeitado, se tornou o símbolo da lealdade da esposa.
Sháktis são as companheiras dos Deuses da Trimurti Hindu:
* Sarasvati é a Shákti de Brahma
* Parvati é a Shákti de Shiva
* Lakshmi é a Shákti de Vishnu
O sistema indiano de divindades se refere à Shakti como a manifestação da energia. Shakti, a deusa mãe, também conhecida como ambaa (mãe), ou devi (deusa). É considerada a personificação da energia cósmica em sua forma dinâmica. Shakti é a mãe de Skanda e Ganesha. Acredita-se que Shakti seja a força e a energia nas quais o universo é criado, preservado, destruído e recriado (pela trindade do Hinduísmo: Brahma, Vishnu e Shiva).
Shakti é adorada em várias formas:
* Como RajarajesWari ou Kamakshi, ela é a mãe universal.
* Como Uma ou Parvati, ela é a gentil cônjuge de Shiva.
* Como Meenakshi - ela é a rainha de Shiva.
* Como Durga, ela monta tigre, que grita de forma a atacar. Durga simboliza a vitória do bem contra o mal.
* Como Kali, ela destrói e devora todas as formas de demônios. Ela também é a personificação do tempo, e sua forma sombria é simbolizada como o futuro segundo nosso conhecimento.
Acreditar em Shakti como o aspecto feminino de uma divindade é comum na malha religiosa da Índia.
Práticas tântricas envolvendo gestos, cantos e yantras são executados em adoração a Shakti.
Varanasi é um dos lugares mais sagrados no Buddismo , sendo um dos quatro locais de peregrinação designados por Gautama Buddha , (os outros são Kushinagar, Bodh Gaya, e Lumbini). Nos arredores de Varanasi encontra-se Sarnath, o local dos cervos onde se crê que Gautama Buddha tenha dado seu primeiro sermão sobre os princípios básicos Budistas. Dhamek Stupa é um do poucos pre-Ashokan stupas ainda venerados. Também resta Chaukhandi Stupa comemorando o ponto onde Buddha se encontrou com os seus primeiros discipulos (no 5o século AC). Uma torre octagonal foi lá construída mais tarde.
Varanasi é um local de peregrinação para Jains junto com Hindus e budistas. Acredita-se para ser o local de nascimento de Parshvanatha, o vigésimo terceiro Tirthankar.
A cultura Islamic teve também uma influência em Varanasi.
Houve algum grau de tensão contínua entre comunidades religiosas diferentes na cidade.
Economia
Varanasi possui várias microempresas especializadas na produção de sáris, tapetes e artesanato.A Seda baranasi e o leite Koha são considerados a marca registrada da cidade e suas indústrias são responsáveis por grande parte dos assalariados da região. Apesar da indústria desenvolvida e elogiada, Varanasi também têm sido o centro das atenções quando o assunto é o trabalho infantil.
IN "http://www.multilingualarchive.com/ma/enwiki/pt/Varanasi#History"
.
Sem comentários:
Enviar um comentário