... e seja figurante no filme
"Portugal e os Gambuzinos"
compre jornais
FUTEBOLZINHO
Vieira aperta o cinto
O reforço do plantel benfiquista, na reabertura do mercado, está dependente da qualificação da equipa comandada por Jorge Jesus para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Uma coisa é certa: os encarnados não vão despender verba avultada como em janeiro último.
Os encarnados começaram a preparar esta temporada com muito tempo de antecedência. Jogadores como Fábio Faria, Jara ou Gaitán foram contratados com a época em curso – Roberto e Salvio foram garantidos no verão.
O reforço da ala esquerda é uma das necessidades identificadas, tendo já aberto algumas pistas, como Monreal ou Strinic. Gaitán ainda não se assumiu como sucessor de Di María e Fábio Coentrão tem alternado entre o meio-campo e a defesa.
"RECORD"
A CIMEIRA DOS TACHOS E DA INUTILIDADE
Cimeira da NATO afecta 100 voos
e penaliza sector da aviação
Depois da adesão dos trabalhadores à greve geral de 24 de Novembro, as empresas do sector da aviação ficaram a saber que também vão ser afectadas por restrições por causa da Cimeira da NATO. Durante quatro dias, o número de aterragens na Portela, em Lisboa, vai sofrer cortes, devendo provocar cancelamentos e atrasos nos voos. E vão aumentar as medidas de segurança nos aeroportos.
A NAV, responsável pela gestão do tráfego aéreo em Portugal, justifica a medida com a necessidade de "dar cumprimento aos mais elevados níveis de segurança a que está obrigada" por causa do evento, que se realiza nos dias 19 e 20 de Novembro. A empresa não quis comprometer-se com números, mas o PÚBLICO apurou, junto da gestora aeroportuária ANA, que vão ser afectados 100 voos (50 aterragens e 50 descolagens).
Também se sabe que as reduções não vão ocorrer apenas durante os dias da cimeira. O plano de segurança aérea vai entrar em vigor a partir do meio-dia de dia 18 e só terminará no dia 21, pela mesma hora. A própria NAV assume que estas medidas "pretendem ser as mais robustas e musculadas até hoje implementadas em Portugal". Pelo aeroporto da Portela passam, todos os dias, mais de 400 voos, o que significa que estas restrições vão afectar 8,3 por cento da operação normal de três dias.
"PÚBLICO"
PARA BRINCAR AOS COWBOYS E PARA REPRIMIR A GREVE
MAI não garante que blindados
cheguem a tempo da cimeira
O director da PSP concordou nesta indefinição e disse, sem certezas, que está prevista a chegada de dois blindados .
O ministro da Administração Interna admitiu ontem que não sabe se vão chegar a tempo os blindados para garantir a segurança na Cimeira da NATO, a realizar em Lisboa nos próximos dias 19 e 20. "Não sei", respondeu Rui Pereira após o teste de coordenação entre as diferentes entidades que participam na operação de segurança do evento, que decorreu na "sala de situação", nas instalações da PSP.
"Não podemos garantir [se chegam a tempo da Cimeira], porque não depende nem da PSP, nem do Governo", afirmou, logo de seguida, o director nacional PSP, Oliveira Pereira. "O que me interessa é dizer que não perdemos tempo", acrescentou Rui Pereira, salientando que "não há despesismo, porque este material vai servir a PSP agora e para sempre".
"DIÁRIO ECONÓMICO"
MAIS CAMBALACHOS
TC indignado com 'perdão'
para erros de autarcas
Oliveira Martins critica a equiparação dos autarcas aos governantes. Fernando Ruas diz não compreender porquê
O presidente do Tribunal de Contas (TC) critica o facto de o Governo, através do Orçamento do Estado para 2011, "desresponsabilizar" financeiramente os titulares de órgãos autárquicos pelos seus actos de gestão. Numa carta enviada ao presidente do Parlamento, Guilherme d'Oliveira Martins pede para ser ouvido sobre esta alteração que, na sua opinião, poderá "ser fonte de conflitualidade jurídica e de desigualdade".
A alteração, que respeita ao artigo 61.º da Lei de Organização e Processo do TC, equipara, para efeitos de responsabilidade financeira, "os titulares dos órgãos das autarquias locais aos membros do Governo". O que não se justifica, segundo o presidente do TC, visto que, por exemplo, as câmaras municipais e as juntas de freguesias são órgãos que prestam contas.
Na missiva, a que o DN teve acesso, Oliveira Martins frisa: "A consequência directa da eventual aprovação da alteração em análise será a ausência da efectiva responsabilização financeira dos titulares de órgãos autárquicos e a perversão de todo o sistema instituído de responsabilização financeira aos que têm o dever de, nas autarquias, elaborar e prestar contas dos dinheiros públicos que continuam a gerir e a administrar."
O presidente do TC alerta que esta alteração, a ir por diante como está previsto no OE 2011, obrigará ao reajustamento dos normativos que regem esta matéria, nomeadamente o quadro de competências dos órgãos dos municípios e freguesias. "Sob pena de disfuncionalidade de todo o sistema", sublinha Oliveira Martins.
Avisos que a Associação Nacional de Municípios diz não compreender. Em declarações ao DN, o presidente da ANMP, Fernando Ruas, garantiu que não se trata de "desresponsabilizar" os autarcas pelas suas decisões. "O que está em causa - explicou - é que os autarcas passem a responder só quando tomam decisões contrárias a pareceres fundamentados."
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
OS PRESIDENTES AMARICANOS FORAM ASSASSINADOS NOS EUA
Elevado grau de ameaça terrorista
Rui Pereira, ministro da Administração Interna disse ontem que o grau de ameaça terrorista será elevado durante a cimeira da NATO, que se realiza em Lisboa a 19 e 20 deste mês, mas garantiu não existirem motivos para alarme. As entidades responsáveis pela segurança realizaram ontem, na PSP, um exercício para treinar e testar a coordenação conjunta.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
BRUXELAS GENEROSA E TRAMBIQUEIRA
Cabazes de ajuda alimentar geram
desperdício e são pouco diversificados
"O programa tem de ser revisto. Está ultrapassado. Os cabazes têm de ser suficientemente abrangentes, menos exagerados em determinados produtos alimentares, que, sublinhe-se, são pouco saudáveis, e as instituições têm de ter mais liberdade na distribuição dos donativos", sustenta Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.
O responsável adianta que o assunto tem sido amplamente debatido com o Instituto de Segurança Social (ISS), entidade que coordena o programa em Portugal e interlocutor privilegiado com a União Europeia.
Fonte do ISS reconhece que o Programa tem defeitos, mas sustenta que não pode, por sua iniciativa, contrariar as apertadas regras ditadas por Bruxelas. Admite ainda que tem recebido preocupações de várias instituições, as quais tem tentado resolver, "adequando, sempre que possível, essa distribuição entre as famílias e as instituições".
À Junta de Freguesia da Venda Nova, na Amadora, vão chegar este ano seis toneladas de alimentos para 22 famílias. Na Cáritas do Algarve, onde estão a ser apoiadas 208 famílias (vão receber cerca de 20 toneladas), há agregados sem frigorífico e tem de ser a instituição a servir de despensa.
Noutros casos, o excesso de produtos leva a que sejam atirados para o caixote do lixo porque o prazo de validade expirou antes de ser consumido. Há também o risco de o excesso poder levar à venda ilegal de produtos, para aceder a bens como a carne ou o peixe, que Bruxelas não fornece.
O Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados é promovido anualmente pela Comissão Europeia e executado pelos estados-membros, através das instituições que se candidatam.
Mas Bruxelas só oferece produtos excedentários e, no caso português, a famílias cujo rendimento per capita não ultrapasse os 189,52 euros (valor da Pensão Social), depois de deduzidas despesas como a renda da casa, da água, luz, gás, medicamentos. Milhares de famílias carenciadas acabam por ficar de fora.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
E SEM ESTÁDIOS ÀS MOSCAS
Rali de Portugal com retorno de
85 milhões de euros
A edição deste ano do Rali de Portugal, disputada entre 27 e 30 de Maio, trouxe um retorno de mais de 85 milhões de euros, revela um estudo divulgado esta terça-feira pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP).
O estudo foi efectuado pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, indicando que os números do retorno (85,199 milhões de euros) só foram superados no nosso País pela organização do Campeonato da Europa de futebol em 2004.
"A BOLA"
(DES)INVESTIMENTO SOCRÁTICO
Ministério tira net a escolas
O Ministério da Educação (ME) mandou retirar o serviço de internet de banda larga em 16 escolas do 1º Ciclo dos concelhos de Vouzela e São Pedro do Sul, afectando cerca de 350 alunos.
De acordo com as autarquias, trata--se de escolas que estavam referenciadas pelo ME para encerrar, no âmbito do reordenamento da rede escolar, mas que acabaram por permanecer abertas. "Nas férias foram retirados os modems das salas. Primeiro, a tutela disse que foi um lapso e que já tinham dado indicações à PT para repor o serviço, mas agora já dizem que não há cabimento orçamental e que tem de ser a câmara a pagar", disse ao CM o presidente da autarquia de Vouzela, Telmo Antunes (PSD). O autarca garante que não vai repor a internet. "Não está em causa o valor mas o princípio, esta é uma competência do ME".
"CORREIO DA MANHÃ"
OFFSHORAR É O QUE ESTÁ A DAR
Fisco vai divulgar resultados
fiscais do Offshore da Madeira
Número de entidades, resultados, imposto liquidado e número de trabalhadores vão ser divulgados "on-line". Tudo em nome da transparência, dizem as Finanças.
As Finanças vão passar a divulgar na Internet informação sobre os resultados, o imposto liquidado e o número de trabalhadores das entidades instaladas na Zona Franca da Madeira.
A informação estatística, que permitirá igualmente conhecer quantas empresas trabalham com o Centro Internacional de Negócios, será actualizada e divulgada anualmente até ao final de Outubro, determina o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais num despacho hoje publicado em Diário da República. Este ano, por ser o primeiro e excepcionalmente, a data limite será o final do mês de Novembro.
"JORNAL DE NEGOCIOS"
POBTRETES MAS CULTOS
Desempregados vão receber formação
no âmbito do programa Novas Oportunidades
Os desempregados vão ser chamados para participar no programa das Novas Oportunidades, a partir da próxima semana, avança a TSF.
São cerca de 300 mil os desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção que vão ser chamados. Os que recusarem a formação perdem o direito ao subsídio de desemprego.
Segundo declarações de Francisco Madelino, presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) à rádio, os primeiros a serem chamados são os que completaram o 9º ano.
Seguem-se depois os desempregados com qualificações mais baixas, alguns que não chegaram mesmo a completar a antiga 4ª classe e que recebem o Rendimento Social de Inserção (RSI).
Embora frequentem a formação, os desempregados vão continuar a contar como desempregados, sendo que o objectivo desta formação é melhorar as qualificações dos desempregados e inculcar-lhes alguma responsabilidade.
"i"
Sem comentários:
Enviar um comentário