10/11/2010

ALMORRÓIDA TÓXICOINDEPENDENTE


Portugal tem os toxicodependentes 
                         mais velhos da Europa

Portugal regista 28 por cento das pessoas com 40 anos ou mais em início de tratamento na Europa, revela o relatório anual do Observatório da Droga e da Toxicodependência (OEDT).

O documento, divulgado hoje em Lisboa, indica que "Portugal reporta a percentagem mais elevada de consumidores de droga mais idosos em início de tratamento", o que, juntamente com dados recolhidos em outros países europeus, permite concluir que o consumo de droga já não pode ser visto só como um "fenómeno juvenil".

O director do OEDT, Wolfgang Götz, frisa que os serviços de assistência são cada vez mais chamados para ajudar "utentes mais idosos, cuja saúde sofre os efeitos combinados do consumo prolongado de droga e do envelhecimento". Trata-se de "um problema crescente" quer para os serviços dedicados aos toxicodependentes quer para os serviços de saúde e assistência social genéricos, acrescenta o diretor do OEDT.

Portugal é um dos países da Europa Ocidental identificados pelo OEDT onde ocorreu "a primeira epidemia de consumo de heroína nas décadas de 1980 e 1990" e onde os serviços de tratamento de substituição de opiáceos assistem uma percentagem "muito substancial" de pessoas mais velhas.

Nos países da Europa Central e Oriental, onde os opiáceos começaram a ser consumidos mais tarde - "final da década de 1990, década de 2000" - é só um questão de tempo até haver consumidores mais velhos. Mas para os consumidores mais velhos que já existem, os programas de tratamento "são raros na Europa", salienta o OEDT no relatório. Quando chega aos 40 anos, um toxicodependente pode necessitar de cuidados que normalmente se reservam para uma pessoa de 60, indica o relatório.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
10/11/10

Sem comentários: