Julgamento destapa (mais) esquemas de
desvios nas instituições Públicas
- o valor usado indevidamente, durante o mandato de Orlando Comé, ascende os 5 milhões de Meticais
(Maputo) O julgamento do antigo Director do Centro de Processamento de Dados (CPD), Orlando Comé, que começou na manhã desta terça-feirana 7ª Sessão do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM) destapou mais esquemas de delapidação de fundos do erário público, protagonizado pelos respectivos gestores superiores.
Um dos principais esquemas destapados pelo julgamento é a requisição de Cartões de Crédito que chegam a atingir valores ilimitados usados por gestores públicos e a acumulação de dois salários no aparelho de Estado. Estes salários chegam a ser pagos mesmo depois da cessação de função.
No caso de Orlando Comé, que foi pronunciado por abuso de confiança, pagamento de participações indevidas e abuso do cargo do Estado, teria requisitado, durante o exercício das suas funções, um cartão de crédito a uma instituição bancária, com um valor inicial de 100 mil Meticais de máximo mensal, alegadamente para cobrir despesas de representação da instituição em “reuniões internacionais e nacionais”, alegadamente ao benefício do CPD.
IN "MEDIAFAX"
10/11/10
MOÇAMBIQUE
Sem comentários:
Enviar um comentário