10/11/2010

ALMORRÓIDA DE CARTÃO



Portugueses com mais cartões

Os portugueses têm cada vez mais cartões de débito mas usam-no menos. Esta é a conclusão de um estudo apresentado esta quarta-feira pela Mastercard.

De acordo com o estudo da Mastercad, 86,4 por cento de todos os portugueses com mais de 15 anos têm um cartão de débito. Uma subida face a 2008 e 2009. E um terço da população tem pelo menos dois cartões de débito na carteira.

Apesar de haver mais cartões de débito nas mãos dos portugueses, dada a "delicada situação financeira, os consumidores parecem estar a refrear o consumo", segundo Paulo Raposo, da Mastercard Europe. De facto, existe uma quebra de cerca de um ponto percentual no número de consumidores que usam o cartão para fazer gastos. Mesmo assim, 95,6 por cento da população admite usar o cartão de débito.

Com o cartão de crédito "as pessoas usam os seus cartões menos frequentemente, o que é indicador da quebra de consumo". A maioria dos detentores de um cartão de crédito, 32,4 por cento, preferem ter apenas um cartão desse tipo para ser mais fácil controlar os gastos.

Compras de supermercado, roupa e hóteis continuam a ser as justificações mais frequentes para usar tanto o cartão de débito como o de crédito.

IN "CORREIO DA MANHÃ"
110/11/10

Sem comentários: