06/07/2020

.
ONTEM NO
"RECORD"
Recordista português dos 400 metros acusa polícia britânica de racismo

Ricardo dos Santos estava acompanhado da sua namorada

Ricardo dos Santos, recordista nacional dos 400 metros, e a namorada Bianca Williams, campeã europeia pela Grã-Bretanha em 2018 na categoria 4x100m, denunciaram uma alegada atitude de racismo por parte da polícia britânica. 
 .

Tal como se vê no vídeo publicado pela inglesa, as autoridades mandaram parar o veículo em que os dois seguiam e imobilizaram os atletas. O momento foi gravado, sendo que os polícias obrigaram os visados a abrirem a bagageira.

Os intervenientes sentem que o momento só ocorreu devido à cor da pele dos dois. Segundo o ‘The Sunday Times’, Ricardo dos Santos referiu que esta situação ocorreu por, pelo menos, quinze ocasiões desde que passou a utilizar um carro com maior qualidade. "Com o Ricardo, é sempre a mesma história. Eles acreditam que está a conduzir um veículo roubado ou que está a fumar marijuana. É pela sua raça, pela forma como fala inglês. Tratam-no como se fosse escória...", apontou Bianca Williams. Ao saber do sucedido, o jamaicano Linford Christie, campeão olímpico em Barcelona’92, juntou-se às críticas e qualificou os polícias como racistas.

* Nenhuma polícia está isenta de xenofobia, a Federação Inglesa de Atletismo prometeu ao casal de atletas apoio jurídico sugerimos que apresentem queixa em tribunal e mediatizem o assunto o mais possível.

.

Sem comentários: