13/05/2020

.
HOJE  NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Santuário de Fátima 
“vazio mas não deserto”

O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, recordou, na peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima, a luta contra a pandemia de Covid-19, numa homilia feita perante um recinto de oração "vazio, mas não deserto". 
.
NÃO FOI ASSIM ESTE ANO
"Nesta hora de provação, não podíamos esquecer a representação de quem mais sofreu e continua a sofrer e dos que mais lutaram e lutam pela saúde de todos", afirmou o cardeal António Marto, durante a homilia do primeiro dia da peregrinação internacional de maio, que decorre, de forma inédita, sem peregrinos face à pandemia da Covid-19.

O cardeal lembrou os mortos e seus familiares, "os doentes, todos os profissionais de saúde, cuidadores, idosos, pobres, famílias que cuidam ou que choram, sacerdotes, trabalhadores da proteção civil, dos transportes, da limpeza, da alimentação e tantos outros que não se pouparam a sacrifícios, como bons samaritanos".

A cerimónia na terça-feira à noite decorreu com uma procissão de velas sem o "mar de luz" habitual no Santuário, tendo sido colocadas 700 luminárias no chão do recinto.

Esta quarta-feira, a oração do rosário começou às 9h00 (menos uma nos Açores) na Capelinha das Aparições, segui-se a celebração da missa, presidida pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, terminando com a Procissão do Adeus, desta feita sem o mar de gente habitual a acenar lenços brancos.

* Nada como cumprir a folclórica tradição, no pântano de betão.

.

Sem comentários: