25/05/2020

.
HOJE  NO 
"A BOLA"
Ana Sousa ruma aos EUA
 para representar os Vikings

«Já tenho tudo resolvido. Só falta entregar os papeis da graduação do 12.ª ano porque, quanto ao resto, está tudo tratado», avançou Ana Sousa, de 17 anos, a A BOLA, confirmando que, na próxima temporada, rumará aos Estados Unidos com o objetivo de estudar enfermagem e competir pela Universidade de Cleveland State, da I Divisão da NCAA.
.
A velocista do Algés, que desde os 13 anos está inserida nas seleções jovens residentes no CAR de Rio Maior, será a segunda portuguesa a atravessar o Atlântico para conciliar os estudos com os treinos da modalidade em que ambiciona chegar aos jogos olímpicos. Até agora apenas a olímpica Tamila Holub tomara decisão idêntica, no verão de 2017, mas optando pela North Carolina State.
Ana será a segunda cidadã de Portugal a vestir as cores dos Vikings - alcunha pela qual são conhecidos os atletas da CSU - já que essa foi também a universidade que o malogrado Rio Abreu escolheu em maio de 1981 e onde viria a bater tudo o que eram recordes da CSU. Não apenas nas provas em que era especialista, mas também nas mais longas. Na altura, Abreu e Paulo Friscknecht, este na USC, foram os primeiros nadadores lusos a irem para os EUA.

«Como o meu primo Gustavo [Santa, ex-Sporting] já está nos Estados Unidos [para onde também foi nadar e estudar], vai ser uma grande ajuda. Será uma experiência diferente e mesmo que as coisas não corram bem - mas espero que sim -, vai ser sempre uma oportunidade que me irá ajudar bastante a evoluir», relata Ana acerca do desafio que a espera.
À frente da equipa masculina e feminina da CSU está Hannah Burandt, que os Vinkings contrataram no início do verão de 2019 para elevar o nível do programa de natação e saltos para a água, após ter sido quatro épocas adjunta na Universidade de Houston.

Especialista de 100 (56,56s) e 200 metros livres (2.02,89), distâncias nas quais, apesar de estar no primeiro ano de sénior, já detém as terceira e quarta melhores marcas de sempre, Ana Sousa também costuma disputar os 400 m livres (4.20,34) e 200 estilos (2.20,57). Distâncias e versatilidade bem apreciadas pelas universidades norte-americanas. Além de multimedalhada nos Nacionais, na temporada passada integrou a seleção júnior no Europeu de Kazan e Mundial de Budapeste e ajudou o Algés à conquista do tri no Nacional de clubes feminino.

* O valor que leva que venha acrescentado, felicidades.

.

Sem comentários: