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ANTEONTEM NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Operadores têm que disponibilizar gratuitamente
fatura com detalhe definido pela Anacom
fatura com detalhe definido pela Anacom
A partir de sábado, dia
25 de maio, os operadores de telecomunicações terão que
disponibilizar, sem quaisquer encargos, aos assinantes que o
solicitem, uma fatura que inclua o detalhe mínimo e a informação
definidos pela Anacom, seja qual for o suporte e o meio utilizado.
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De acordo com comunicado,
estas faturas, bem como a faturas sem detalhe ou com detalhe
inferior, devem ser emitidas e enviadas aos assinantes sem quaisquer
encargos, independentemente de serem em papel ou eletrónicas.
Entre a informação que
deve constar desta fatura está a data em que termina o período de
fidelização, quando exista, e os encargos a suportar pelo cliente
se quiser terminar o contrato na data da emissão da fatura.
Os operadores também
terão que incluir, na fatura informação, sobre a possibilidade de
os “consumidores contestarem os valores faturados, com indicação
do prazo e dos meios que poderão usar para o fazer, esclarecendo os
clientes que o serviço não será suspenso nos casos em que os
valores sejam objeto de reclamação por escrito, fundamentada na
inexistência ou na inexigibilidade da dívida”, adianta a nota da
Anacom.
A fatura deve ainda
referir a possibilidade de o cliente apresentar queixa através do
livro de reclamações.
O principal objetivo da
definição do nível mínimo de detalhe e informação a incluir nas
faturas é assegurar a disponibilização de informação mais
compreensível e transparente, permitindo aos consumidores verificar
as prestações cujo pagamento lhes é exigido e tomar decisões
informadas na defesa dos seus direitos e interesses.
O nível de detalhe
definido permite ainda um seguimento mais fácil, discriminado e
contínuo dos gastos associados aos serviços, sobretudo quando
existem consumos adicionais.
Esta decisão da ANACOM
também teve em consideração o “facto da faturação e o
cancelamento do serviço serem objeto de um elevado número de
reclamações, as quais voltaram a registar um acréscimo
significativo no último ano. Considera-se que esta decisão, vai
facilitar a compreensão do conteúdo das mesmas por parte dos
assinantes dos serviços de comunicações eletrónicas".
* Regozijamo-nos com esta postura da ANACOM face à horda tubarónica das operadoras.
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