27/05/2019

. 
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
“Burnout” já faz parte da 
lista de doenças da OMS

Doença surge descrita como "uma síndrome resultante de 'stress' crónico no trabalho que não foi gerido com êxito".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou esta segunda-feira que passou a incluir na lista de doenças o “burnout”, estado de esgotamento físico e mental causado pelo exercício de uma atividade profissional. 
 .

A entrada do “burnout” (ou stress profissional) na nova classificação internacional de doenças da OMS, que vigorará a partir de 01 de janeiro de 2022, baseia-se nas conclusões de peritos de saúde de todo o mundo e foi adotada pela Assembleia-Geral da organização, que decorre até terça-feira em Genebra, na Suíça.

“É a primeira vez que o ‘burnout’ entra na classificação”, afirmou hoje aos jornalistas um porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic. 

Na classificação internacional de doenças da OMS, que serve de base para as estatísticas de saúde, o “burnout” surge na secção consagrada aos “problemas associados” ao emprego e desemprego, sendo descrito como “uma síndrome resultante de ‘stress’ crónico no trabalho que não foi gerido com êxito”.

A doença, de acordo com a OMS, caracteriza-se por “um sentimento de exaustão, cinismo ou sentimentos negativistas ligados ao trabalho e eficácia profissional reduzida”.

* O 'burnout' é uma doença grave, atinge patrões e empregados.

.

Sem comentários: