04/03/2019

.
HOJE  NO 
"i"
Angola. 
Portugal apresentou pedido
 de desculpas pelo caso Jamaica

Augusto Santos Silva ligou ao seu homólogo angolano para apresentar desculpas pelos incidentes no bairro da Jamaica

Manuel Augusto, ministro das Relações Exteriores de Angola, assegurou esta segunda-feira que Portugal pediu desculpa pelo “Caso Jamaica” e que “não existe qualquer irritante” nas relações entre os dois países.
 .

Em conferência de imprensa, antes da visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Angola, Manuel Augusto garantiu, segundo a agência Lusa, que as autoridades angolanas acompanharam, conjuntamente com as autoridades portuguesas, os incidentes entre os moradores angolanos do bairro da Jamaica, no Seixal, e a polícia, ocorridos em janeiro.

“O que talvez seja aqui de sublinhar é que as autoridades angolanas não se fizeram acompanhar da imprensa, nem a chamaram para se fazer acompanhar. A nossa embaixada e o nosso consulado, sob nossa orientação, acompanhou a família afetada até ao tribunal que julgou o jovem que foi indiciado [por agressões a agentes da polícia]. O resultado desse julgamento foi aceitável e o jovem está em liberdade. Angola fez o que tinha de fazer”, disse o ministro, citado pela agência Lusa.

“Quero aqui assegurar que o Governo angolano, através dos seus representantes em Portugal, assumiu as suas responsabilidades, estabeleceu pontes de diálogo com as autoridades portuguesas, condenou o uso excessivo da força, tal como também o fez tem relação ao respeito às autoridades (policiais portuguesas). Tivemos uma atitude permanente, sem muito barulho, mas eficaz”, acrescentou.

Manuel Augusto acabou por revelar que o seu homólogo português, Augusto Santos Silva, lhe ligou para pedir desculpas.

“Teve a hombridade de me ligar, não só para apresentar desculpas, mas também para sublinhar a forma, com sentido de Estado, como as autoridades angolanas reagiram“, afirmou.

* A vergonhosa e natural subserviência lusa.

.

Sem comentários: