03/10/2019

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Morreu Freitas do Amaral, o fundador
 do CDS que foi quase tudo

Antigo ministro dos Negócios Estrangeiros estava internado e lutava contra uma doença oncológica.

Morreu Diogo Pinto Freitas do Amaral aos 78 anos. Nasceu na Póvoa de Varzim a 21 de julho de 1941 e foi um dos fundadores do Partido do Centro Democrático Social e o seu primeiro líder. Foi candidato à Presidência da República nas eleições de 1986. 
 .
O também professor universitário estava internado no Hospital CUF, em Cascais, depois de ter tido problemas decorrentes de uma doença oncológica.

O Governo anunciou esta tarde que decretará Luto Nacional no dia do funeral do fundador do CDS-PP.

Freitas do Amaral, estava internado desde 16 de setembro, fez parte de governos da Aliança Democrática (AD), entre 1979 e 1983, e mais da tarde do PS, entre 2005 e 2006, após ter saído do CDS em 1992.

Marcelo Rebelo de Sousa homenageia um dos "pais do sisterma político-democrático"O Presidente da República manifestou profundo pesar pela morte de Freitas do Amaral, que recordou como um dos "pais fundadores" do sistema político-democrático português e um grande amigo pessoal de meio século.

"O Presidente da República, que, além do mais, perdeu um grande amigo pessoal de meio século, apresenta à sua Família a expressão de grande saudade, mas, sobretudo, da gratidão nacional para o que foi o papel histórico de ter sido aquele dos Pais Fundadores a integrar a direita conservadora portuguesa na Democracia constitucionalizada em 1976", lê-se numa nota publicada no 'site' da Presidência.

Na nota publicada no `site´, o Presidente da República sustentou que a "Diogo Freitas do Amaral deve a "democracia portuguesa o ter conquistado para a direita um espaço de existência próprio no regime político nascente, apesar das suas tantas vezes afirmadas convicções centristas".

Manifestando o mais profundo pesar pela morte do ex-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa recordou-o como um dos "quatro pais fundadores do sistema político-partidário democrático em Portugal, como presidente do Centro Democrático e Social".

Marcelo Rebelo de Sousa destacou as "intervenções decisivas" de Freitas do Amaral na primeira revisão constitucional e "na feitura de diplomas estruturantes, como a Lei da Defesa Nacional e das Forças Armadas, a Lei Orgânica do Tribunal Constitucional, o Código do Procedimento Administrativo e parte apreciável da legislação do Contencioso Administrativo e da Organização Administrativa".

Costa lamenta perda de um dos "um dos fundadores do nosso regime democrático"O primeiro-ministro lamentou a morte do fundador e primeiro líder do CDS, Freitas do Amaral, e adiantou que o Governo vai decretar luto nacional no dia do seu funeral.

"Acabou de falecer um dos fundadores do nosso regime democrático. À memória do professor Freitas do Amaral, ilustre académico e distinto Estadista, curvamo-nos em sua homenagem. Apresentamos à sua família, amigos e admiradores as nossas sentidas condolências", refere uma nota do gabinete de António Costa.

* Sempre fomos opositores anónimos, dada a nossa insignificância, de Freitas do Amaral. Hoje é fácil falar bem de ele porque está morto, nós não falaremos mal. 
Aos dois últimos presidentes do CDS/PP faltou-lhes sempre a inteligência e a cultura política que caracterizavam DFA. Tem sido mais folclore!

.

Sem comentários: