15/10/2019

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Rui Rio e Ana Gomes juntos contra Flor Pedroso após polémica do 'Sexta às 9'

Líder do PSD quer saber a razão da suspensão do ‘Sexta às 9’, após ver reportagem que deixa Governo em maus lençóis.

O‘Sexta às 9’ continua envolto em polémica. Depois de o regresso do programa de Sandra Felgueiras ter sido adiado de setembro para outubro, por decisão de Maria Flor Pedroso, diretora de Informação, este fim de semana Rui Rio partiu para o ataque, via Twitter. 
.
"Porque será que o ‘Sexta às 9’ foi suspenso antes das eleições, particularmente este programa que só pôde ser emitido ontem? Pode haver mil razões, mas perante a gravidade do que aqui está…"

Nesta rede social, o presidente do PSD teve um inesperado apoio, o de Ana Gomes, ex-eurodeputada do PS. "Tem de se reconhecer que tem razão em perguntar, sr. Rui Rio. As questões levantadas no programa ‘Sexta às 9’, ontem (dia 13), têm de ser esclarecidas e de ter consequências que decorrerem do indispensável esclarecimento."

Toda esta nova polémica surge devido a uma reportagem sobre um contrato de exploração de lítio em Montalegre assinado, sem estudo de impacte ambiental, entre o Governo e a empresa Lusorecursos Portugal Lithium e que está a ser investigada pela Justiça.

Após o ‘Sexta às 9’ ter ido para o ar, João Galamba (secretário de Estado de Energia no último Governo) disse que o programa "alimenta mentiras". Sandra Felgueiras não o deixou sem resposta: "Tudo o que revelamos são factos. Compreenda o nosso trabalho. Porque ele é sério. Como sério espero que seja o seu".

Contactada pelo CM, a direção de Informação da RTP, liderada por Flor Pedroso, desmente a "suspensão de qualquer programa sob sua responsabilidade". "Todas as alterações foram articuladas com os responsáveis dos vários programas. Acrescenta-se que qualquer notícia que chegue à redação da RTP é por nós emitida, assim que estiver pronta para ir para o ar." 

* Gostamos do "Sexta às 9", também não percebemos as férias prolongadas do programa mas há um senão; algumas vezes ao abrigo da lei são publicados no fim do programa desmentidos de instituições que foram alvo de notícia mas o "Sexta às 9" nunca rebate as acusações que lhe são feitas, não compreendemos.

.

Sem comentários: