03/06/2019

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Mais de 300 aviões Boeing 737 com peças "fabricadas de forma inapropriada"

O alerta é da Administração Federal de Aviação, entidade que regula o setor aeronáutico nos EUA. Foram detetados problemas no mecanismo da asa do avião que interferem nas descolagens e aterragens

A Boeing informou as autoridades de aviação dos EUA que mais de 300 modelos de aeronaves 737 NG e 737 MAX têm peças "fabricadas de maneira inapropriada", segundo a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla inglesa).
.
Uma das partes afetadas é o mecanismo da asa do avião que modifica as características de subida e resistência durante as descolagens e as aterragens, refere a FAA em comunicado.

De acordo com a FAA, a sua investigação determinou que há 32 Boeing NG e 33 Boeing Max afetados nos Estados Unidos. No total são "133 NG e 179 MAX" os aviões afetados em todo o mundo.


Em outubro de 2018, um voo da companhia aérea Lion Air caiu 12 minutos após a descolagem na Indonésia, resultando na morte de 189 passageiros e tripulantes. Em março deste ano, um voo da Ethiopian Airlines caiu seis minutos após a descolagem, causando 157 mortes.

Boeing conclui atualização de software
A Boeing anunciou em meados de maio que tinha concluído a atualização de software e finalizado os testes correspondentes, com 207 voos e mais de 360 horas no ar, em preparação para que as aeronaves possam operar de novo, e que estava a fornecer à FAA informação adicional requerida.

De acordo com a nota recente da FAA, "as partes afetadas podem ser suscetíveis a falhas ou rachas prematuras como resultado do processo de fabrico inadequado".

"Embora uma falha completa do mecanismo da asa não resulte na perda da aero
nave, corre-se o risco de que uma peça defeituosa cause danos ao avião durante o voo", acrescentou.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) afirmou esta segunda-feira, em Seul, Coreia do Sul, que é necessário manter critérios unificados em questões regulatórias e aprovar resoluções que cubram aspetos ambientais.

Boeing aconselha inspeção aos mecanismos da asa dos 737
A necessidade de rever os processos de certificação para evitar discrepâncias, como as observadas depois dos acidentes de outubro e de março com aquele modelo da empresa americana Boeing, tem sido um tema recorrente durante a 75.ª Assembleia Geral da IATA, realizada este ano em Seul.

Após o anúncio da FAA, Kevin McAllister, presidente e presidente executivo (CEO) da Boeing Commercial Airplanes, disse à imprensa que a empresa "contactou os operadores dos Boeing 737 aconselhando-os a inspecionar os mecanismos da asa daqueles aviões."

O Boeing 737 é um avião de cabine estreita que fez o seu primeiro voo em janeiro de 2016 e os seus principais utilizadores incluem a Southwest Airlines e a American Airlines, bem como a Air Canada e a China Southern Airlines.

Até março passado, a firma de Chicago tinha fabricado 393 deste tipo de aviões, cada um com um custo de cerca de 100 milhões de dólares americanos (aproximadamente 89 milhões de euros).

* Que confiança nos merece esta empresa?

.

Sem comentários: