17/03/2019

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Tubarão-frade e baleia avistados
 junto à costa algarvia

Segundo maior peixe do Mundo, de sete metros, avistado junto à ilha do Farol.

Um tubarão-frade, com cerca de sete metros, e uma baleia anã, com o mesmo tamanho, foram avistados este sábado junto à costa algarvia em locais diferentes. O tubarão foi observado junto à ilha do Farol, em Faro, durante um passeio de barco de amigos.
.
MAIS INOFENSIVO QUE
  VÍTOR MELÍCIAS

O animal marinho, que é considerado o segundo maior peixe do Mundo, depois do tubarão-baleia, tinha cerca de sete metros, praticamente o mesmo tamanho do barco em que estava a pessoa que o filmou.

Segundo explicou ao CM o biólogo marinho Élio Vicente, o tubarão-frade "é uma presença natural e regular" nas águas do mar ao largo da costa algarvia. Alimenta-se de algas e pequenos crustáceos e é "totalmente inofensivo para os humanos".

O dia de sábado ficou ainda marcado por um outro avistamento surpreendente ao largo da costa algarvia. Uma baleia- -anã foi observada ao largo do farol de Alfanzina, junto a Carvoeiro, no concelho de Lagoa, quando decorria um passeio turístico a bordo da embarcação de observação de cetáceos e passeios junto à costa da empresa X-Ride.

O marinheiro do barco, Alexandre Matos, garante que o animal tinha "sete ou oito metros de comprimento". Estava a meia milha da costa e andou muito próximo do barco, deixando os turistas que faziam o passeio "surpreendidos com o avistamento", revelou ainda Alexandre Matos.

Segundo o biólogo Élio Vicente, é normal as baleias-anãs passarem junto à costa algarvia mas "não é fácil conseguir vê-las".

* Provavelmente ainda não leram as notícias sobre o golpe do Novo Banco e de Tomás Correia, senão ter-se-iam afastado da nossa costa com medo destes predadores.

.

Sem comentários: