15/12/2018

.
HOJE NO
"RECORD"
Mulheres seminuas marcam mais um dia de protesto dos coletes amarelos em Paris

Pelo quinto fim de semana consecutivo, os coletes amarelos voltam às ruas da capital francesa. São já mais de mil manifestantes que se dividem entre os Champs-Elysées e a Place de l'Opéra em Paris, segundo avança o Le Figaro. 
 .

Há ainda um novo movimento que está a marcar o dia: várias mulheres saíram às ruas seminuas com um casaco vermelho em representação de Marianne, o símbolo nacional da República Francesa. Nas imagens, as protestantes olham para a polícia em silêncio com o corpo coberto de tinta prateada. 
 .

Além de evocarem a imagem de Marianne - a efígie de França que nasceu do quadro de Delacroix 'Liberdade Guiando o Povo' - a escolha dos casacos vermelhos lembra uma série americana. 'The Handmaid's Tale' narra uma América tomada por uma seita ultra conservadora, em que as mulheres são relegadas para a condição subalterna de mães e donas de casa. 
 .

Na ficção, premiada com vários Emmy, as mulheres que têm como função procriar são obrigadas a usar uma veste vermelha com um capuz, que os casaco das manifestantes de Paris evocam no seu protesto.

* Mulheres corajosas.

.

Sem comentários: