08/12/2018

.
 HOJE NO 
"O JORNAL ECONÓMICO"
Tomás Correia vence corrida à Associação Mutualista Montepio Geral com 43,2%

A lista A venceu com 43,2%; seguiu-se a lista C de António Godinho com 36,3% e em terceiro lugar ficou a lista B de Fernando Ribeiro Mendes com 20,5%.

António Tomás Correia que concorre para um quarto mandato, venceu as eleições desta sexta-feira para um novo triénio à frente da Associação Mutualista Montepio Geral.

A lista A venceu com 43,25%; seguiu-se a lista C de António Godinho com 36,04% e em terceiro lugar ficou a lista B de Fernando Ribeiro Mendes com 20,49%, soube o Jornal Económico.

Decorreu a Assembleia Geral da Associação, depois do apuramento tardio dos votos.
 .

Tomás Correia teve 18.073 votos; António Godinho 15.059 votos e Ribeiro Mendes 8.563 votos, segundo revelou fonte ligada ao processo ao Jornal Económico.

Só houve 41.857 votos, segundo dados oficiais, o que compara com perto de 52 mil associados nas eleições de 2015.

As percentagens apuradas são sobre votos válidos já expurgados de votos brancos e nulos.
Este ano a abstenção aumentou tendo havido menos votantes. Isso refletiu-se também no número de votos do vencedor que em 2015 era da ordem dos 31 mil votos.

Dos actuais 615 mil associados, o universo de votantes do Montepio é apenas de 480 mil. Um vez que ficam de fora os associados menores de idade, os com menos de dois anos de antiguidade e os que não têm as quotas em dia.

Em comunicado, Tomás Correia fala da vitória: “quando iniciei esta caminhada, tive oportunidade de escrever no Diário de Notícias um artigo de opinião que refletia sobre a Responsabilidade de Servir e de Gerir o Montepio. Sabia bem o que estaria para vir nas semanas que se seguiram. Pessoas que recorrem a expedientes que colocam em causa o bom nome do Montepio não estão à altura de honrar a sua História e os seus Fundadores. E os Associados são sábios”, disse o líder da lista A que venceu hoje as eleições.

“Chegados a esta noite, os Associados fizeram a sua escolha, redobrando agora a responsabilidade dos que acabam de ser eleitos, que vão tomar posse e que irão gerir esta nossa grande Instituição nos próximos 3 anos.

Pela frente, espera-nos um mandato muito exigente, que apela à responsabilidade por que sempre nos pautámos, e que a candidatura institucional sempre levou muito a sério. Porque o que nós fazemos pelo Montepio diz muito de nós. Aliás, diz tudo!” lê-se no comunicado.

Hoje à tarde, Tomás Correia dizia que pretende cumprir o novo mandato “até ao fim”, quando questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de ser confrontado com uma avaliação à posteriori da idoneidade.

A Associação Mutualista Montepio Geral tem uma base de 600 mil associados que gera uma receita de quotas de 7,2 milhões. Gere ativos de 4 mil milhões de euros. O maior ativo que a Associação detém é o banco Caixa Económica Montepio Geral, com ativos de 20 mil milhões e um milhão de clientes. O banco está avaliado nas contas da Associação em 1.878 milhões, líquido de imparidades.

Ribeiro Mendes lamentou hoje que não tenha havido debate entre candidatos e que mais uma vez o processo eleitoral esteja confinado ao voto por correspondência, o que limita a participação dos associados.

* Muito admiramos os mutualistas que votaram num indivíduo absolutamente desacreditado nas instituições financeiras europeias.

.

Sem comentários: