08/12/2018

.
ESTA SEMANA NA
"GERINGONÇA"
Portugal é o país europeu onde o número de programadores mais aumentou

O número de profissionais a trabalhar na área da programação em Portugal aumentou 16% em 2018, um valor quatro vezes superior à média europeia de crescimento, que foi de 4%. Segundo um relatório citado pelo jornal Público, o foco em Portugal não se limita à área da grande Lisboa, com os dados a revelarem que o “Porto é o terceiro pólo que mais cresce na Europa”.
.
É uma tendência europeia, diz um dos autores. “Tal como outros países da Europa, a tecnologia portuguesa continua a expandir-se para lá da capital.” No início de novembro, um outro estudo da ScaleUp Portugal já tinha revelado que o Porto é a região com mais fundos investidos e mais receitas geradas, ultrapassando Lisboa pela primeira vez.

Existem hoje 5,7 milhões de programadores na Europa, um aumento de 200 mil profissionais face a 2017. Embora a Islândia, a Holanda, a Suíça e a Suécia surjam como os países com a maior densidade de programadores na população, o número programadores em Portugal é o país que mais cresceu em toda o espaço europeu.

De acordo com o mesmo relatório, parte do interesse pela área em Portugal surge devido a histórias de sucesso, como as empresas OutSystems e Talkdesk, que começaram como startups e hoje estão avaliadas em mais de mil milhões de dólares. A OutSystems fez a quarta maior ronda de financiamento da Europa (360 milhões de dólares em Junho de 2018).

Segundo o que foi apurado pelo Público, as conclusões deste relatório resultam de entrevistas a cinco mil profissionais do setor na UE, combinadas com estatísticas de várias organizações parceiras, como o CERN.

* Aumentou o número de programadores mas o número da fome não diminuiu.

.

Sem comentários: