12/10/2018

.


HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
‘Leslie’ pode atingir Portugal Continental
.ao final da tarde deste sábado

As últimas previsões do IPMA apontam para um desvio da trajectória do furacão para norte da Madeira

A mais recente informação do IPMA quanto ao Leslie indicam que às 15:00 TUC (16:00 da Madeira e Portugal continental) de dia 12 de outubro, o centro do furacão localizava-se a 1037 km a oeste (W) do Funchal e a 1759 km oeste-sudoeste (WSW) de Lisboa, com um mínimo de pressão de 971 hPa. O furacão Leslie está a deslocar-se para este-nordeste (ENE) a 52 km/h.
 .

A incerteza em relação à trajectória do Leslie continua elevada, sendo apenas possível determinar a trajectória com maior confiança num prazo de 24 horas. As previsões para mais de 24 horas continuam a indicar trajectórias distintas.

“As últimas previsões apontam para um desvio da trajectória do furacão Leslie para norte da Madeira, podendo ainda atingir Portugal continental”, refere o IPMA.

As últimas previsões disponíveis indicam a ocorrência de vento médio até 40 a 60 km/h, a partir das 3h da manhã de sábado, com rajadas de vento máximas que não deverão ultrapassar os 90/110 km/h, havendo, contudo, probabilidade entre 30 e 50% de ocorrência de ventos médios com força de tempestade tropical (entre 63 e 118 km/h) para as ilhas da Madeira e Porto Santo a partir da manhã deste sábado. As ondas deverão atingir 5 a 7 metros, com altura máxima de 10 a 12m, no período entre as 13 e 19h locais de sábado. Prevê-se também precipitação por vezes forte entre as 7 e 16h locais de sábado.

Por outro lado, o Leslie deve começar a afectar o território do Continente a partir das 19/22h locais de sábado, em particular em termos de vento, agitação marítima e precipitação, sendo as regiões do Centro e Sul e do litoral, aquelas que apresentam maior probabilidade de ser atingidas com mais significado.

Neste quadro, realça-se que no Continente o período mais crítico para o vento seja entre a 1 a 7h locais de domingo, para a agitação marítima entre as 4 a 13h locais de domingo e para a precipitação entre a 1 a 16h locais de domingo.

* TODO O CUIDADO É POUCO

.

Sem comentários: