20/10/2018

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Cientista apresenta novo mapa mundi 
com grandes países em versão reduzida

Nova projeção corrige tamanho e forma dos países, principalmente no hemisfério norte

Um cientista do clima do Met Office, o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, desenvolveu um novo mapa do mundo onde os países aparecem em tamanho diferentes do que habitualmente se representa.

A investigação de Neil Kaye utiliza as proporções e formas reais para os países e resulta em grandes territórios, como Estados Unidos e Rússia, mais pequenos que o habitual em relação ao resto do mundo.

O estudo corrige o método de projeção de Mapa de Mercator, a primeira representação da esfera terrestre em formato plano, usada nos mapas até os dias atuais. O desenho foi desenvolvido pelo geógrafo e cartógrafo flamengo Gerhard Mercator em 1569 para as navegações marítimas.

O mapa mundi foi sendo atualizado ao longo dos séculos, mas agora Kaye propõe uma correção mais profunda dos continentes, sobretudo dos grandes países, mudando a forma como os costumamos visualizar. Além dos EUA e da Rússia, outras diferenças em relação ao desenho de Mercator dizem respeito à Groelândia, que não é quase do tamanho da África, e a Escandinávia, que surge agora bem mais pequena que a Índia.
.



* Convençam-se, a Terra não morre mas nós extinguimo-nos.

.

Sem comentários: