15/09/2018

.
 ESTA SEMANA NA 
"GERINGONÇA"

Excedente da Segurança Social cresce quatro vezes mais que o previsto

O excedente da Segurança Social alcançou os 1,846 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2018, beneficiando do forte desempenho do mercado de trabalho. Excluindo os fundos europeus de apoio social, o excedente foi de 1.765 milhões de euros no primeiro semestre, praticamente o dobro do orçamentado para o conjunto do ano (902 milhões de euros) e quatro vezes mais que o previsto para um semestre.
.
Segundo o relatório sobre a execução orçamental da Segurança Social do Conselho de Finanças Públicas, o valor médio das remunerações declaradas aumentou 4,1% face ao primeiro semestre de 2017. Também o ritmo de crescimento da receita de contribuições e quotizações cresceu 6,8% em termos homólogos, acima dos 5,1% esperados no Orçamento da Segurança Social para 2018.

A receita efetiva da Segurança Social (excluindo a transferência do Fundo Social Europeu e do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas) aumentou 2,2% (ou 277 milhões de euros) face ao período homólogo de 2017, também muito acima do orçamentado para o conjunto do ano (1,7%). Do lado da despesa, a redução mais significativa foi nas prestações de desemprego, que caíram 6,7% face aos primeiros seis meses de 2017.

O resultado reflete “o ritmo de crescimento da receita de contribuições e quotizações, beneficiando da recuperação do mercado de trabalho, quer do número de contribuintes quer do valor médio das remunerações declaradas”, refere o relatório do CFP. Recorde-se que, ao contrário do que acontecia desde 2012, a Segurança Social não beneficiou de qualquer transferência extraordinária do Orçamento do Estado em 2018.

* Nas previsões orçamentais costuma dizer-se que uma variação de 2 a 3 por cento nos resultados é aceitável seja positiva ou negativa , variação superior é má gestão. O que dizer de 400%?

.

Sem comentários: