24/07/2018

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
/DA MADEIRA"
IASAÚDE 
alerta para o risco de sarampo em viagens

O Instituto de Administração da Saúde (IASaúde) divulgou um comunicado, emitido hoje pela Direcção-Geral da Saúde, alertando para o risco de importação de casos de sarampo para Portugal, através de viajantes infectados.
.

Tendo em conta a “ocorrência de surtos de sarampo em vários países da Europa, América, África e Ásia” e o período de férias, com maior circulação de viajantes, a nota relembra a importância da vacinação antes de deslocações para outros países ou regiões.

Direcção-Geral da Saúde recomenda por isso “que, preferencialmente 4 a 6 semanas antes da viagem, verifique o seu Boletim Individual de Saúde (’Boletim de Vacinas’) e, se necessário, vacine-se e vacine os seus familiares”.

O Programa Nacional de Vacinação (PNV) recomenda 2 doses de vacina contra o sarampo, papeira
e rubéola (VASPR), aos 12 meses e aos 5 anos de idade.

Para os viajantes que se vão deslocar para países ou regiões onde ocorrem surtos de sarampo, e que não tenham história credível da doença, o PNV recomenda o seguinte:

Entre os 6 e os 12 meses de idade (≥6 meses e > 12 meses)<12 b="" meses="">
Devem ser vacinados com 1 dose de VASPR, mediante prescrição médica;
A dose administrada entre os 6 e os 11 meses de idade, é chamada de dose “zero”, devendo ser posteriormente cumprido o esquema recomendado no PNV, respeitando o intervalo mínimo de 4 semanas entre doses.

Entre os 12 meses e os 18 anos de idade (≥12 meses e >18 anos) <18 anos="" b="">
Devem ser vacinados de acordo com o recomendado no PNV (12 meses e 5 anos de idade), antecipando a 2ª dose de VASPR (se aplicável), desde que respeitado o intervalo mínimo entre doses (4 semanas).

A partir dos 18 anos de idade (≥18 anos)
Devem ser vacinados com 1 dose de VASPR, se não tiverem registo de vacinação contra o sarampo, nem história credível da doença, independentemente da idade.

A mesma nota recorda que “o sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave, em pessoas não vacinadas” e que “a vacinação continua a ser a melhor forma de prevenir contra o sarampo”.

Na Madeira a vacinação contra o sarampo é efectuada, gratuitamente, nas unidades de saúde do Serviço de Saúde da RAM, E.P.E. Em caso de dúvida os utentes podem contactar com o Centro de Saúde da sua área de residência.

* Não brinquemos com a saúde!

.

Sem comentários: