02/06/2018

.
ESTA SEMANA NA 
"GERINGONÇA"
73% dos jovens médicos a favor da
.despenalização da eutanásia

O estudo inquiriu 405 estudantes do sexto ano de todas as universidades portuguesas em 2017: a maioria (73%) dos finalistas de Medicina é favorável à despenalização da eutanásia. Desses estudantes, que hoje já são jovens médicos, 71% estariam hipoteticamente dispostos a praticá-la.
 .

A eutanásia é atualmente punida por três artigos do Código Penal: homicídio privilegiado (artigo 133.º); homicídio a pedido da vitima (artigo 131.º) e crime de incitamento ou auxílio ao suicídio (artigo 135.°). As penas variam entre um e cinco anos de prisão para o homicídio privilegiado, até três anos para homicídio a pedido da vítima e de dois a oito anos para o crime de incitamento ou auxilio ao suicídio.
Os deputados da Assembleia da República vão hoje votar os projetos de lei para despenalizar a eutanásia apresentados pelo Partido Socialista (PS), Bloco de Esquerda (BE), Partido Os Verdes (PEV) e Pessoas Animais e Natureza (PAN). A divisão é grande e os diplomas podem passar ou chumbar por poucos votos.
Para já, certos são os votos a favor do BE (19 deputados), do PEV (2) e do PAN (1) e os votos contra do CDS-PP (18) e do PCP (15). Os deputados do PSD (89) e do PS (88) têm liberdade de voto, pelo que é aqui que as contas se fazem. No PS, a maioria é favorável, enquanto no PSD a maioria é contra, mas há deputados a favor e indecisos.

* Felizmente há humanidade nos jovens médicos ao contrário dos caciques da profissão. Infelizmente os portugueses foram penalizados.

.

Sem comentários: