02/06/2018

.
HOJE NO 
"O JORNAL  ECONÓMICO"
Cimeira da Macaronésia aprova acordo de cooperação entre os quatro arquipélagos

Fomentar a competitividade das empresas nestes territórios é um dos objetivos do documento prévio para a candidatura ao projeto de financiamento do Programa Operacional Madeira-Açores-Canárias.

As quatro regiões da Macaronésia aprovaram, esta sexta-feira, um documento prévio para a candidatura de um projeto de cooperação a financiamento do Programa Operacional Madeira-Açores-Canárias (PO-MAC). Um dos objetivos do Integra passa, para além da obtenção de financiamento, pelo acompanhamento das áreas de governação estratégicas para os arquipélagos.
 .
Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde chegaram a acordo no decorrer da II Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia que decorreu, esta sexta-feira, nas Furnas, em São Miguel.

Durante o encontro, foi também aprovada uma Declaração Conjunta, onde as partes se comprometeram a fomentar e concretizar parcerias de desenvolvimento em diversos sectores de comum interesse, nomeadamente nas áreas da economia do mar, promoção do comércio, turismo e investimento, investigação, desenvolvimento, energia e alterações climáticas, juventude, cultura e cidadania.

Em relação ao Integra, este instrumento prevê melhorar a competitividade das empresas dentro do espaço de cooperação. Entre as linhas de orientação, destacam-se a identificação dos âmbitos empresariais de “alto valor agregado” comuns no espaço de cooperação turística, comercial e da economia azul, a definição de estratégias de integração económica no espaço de cooperação, a implementação de planos de ação para aumentar a internacionalização e o investimento estrangeiro direto.

Esta cimeira pretende garantir que a cooperação entre os quatro arquipélagos seja feita numa lógica multilateral entre todas as partes envolvidas, tendo sido decidido que este encontro passe a ser realizado com uma periodicidade bienal, de forma rotativa, seguindo a subsequente ordem: Açores, Canárias, Madeira e Cabo Verde.

Em cima da mesa ficou ainda o repto lançado à República de Cabo Verde a quem cabe apresentar uma proposta de acordo que institua uma organização jurídica formal para esta cooperação neste espaço da Macaronésia.

* Estas 3 regiões e a nação cabo verdiana bem unidas e organizadas poderiam ter mais influência na Europa.

.

Sem comentários: