11/04/2018

.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Viseu troca funicular
 por autocarro sem condutor

Viriato é o autocarro autónomo que vai começar a circular em Viseu a partir do início de 2019. O sistema de condução será controlado por computador.

O sobe e desce pelas ruas de Viseu vai começar a mudar nos próximos meses. O funicular que liga o recinto da feira de S. Mateus à Sé será substituído por dois autocarros autónomos. O Viriato vai começar a circular no início de 2019 e foi apresentado esta quarta-feira na Smart Cities Summit, que decorre na FIL, em Lisboa.
.

Com capacidade para 24 passageiros, cada autocarro autónomo vai contar com um sistema de condução elétrico totalmente controlado por um computador e que vai ter de lidar com o trânsito automóvel e de pedestres.

O Viriato será um veículo bidirecional, ou seja, pode circular em ambas as direções sem ter de fazer inversão de marcha. Os dois autocarros vão funcionar em simultâneo: um sobe e outro desce pelas ruas de Viseu. A nível técnico, o Viriato vai contar com sistemas de segurança na parte da frente e na parte de trás.

Na parte da frente, cada Viriato vai contar com um laser para detetar possíveis obstáculos. Conforme a proximidade do objeto, o autocarro pode reduzir a velocidade ou mesmo parar. Há ainda um sistema de emergência [Bumpers] que pára imediatamente o Viriato se houver risco de colisão. 
.
Na parte de trás, há um sistema de ultrassons, que medirá a distância dos obstáculos e que serão particularmente úteis nas estações de entrada e saída de passageiros.

A adaptação do autocarro às ruas de Viseu será feita com identificadores por radiofrequência, que vão indicar as zonas em que o Viriato poderá andar mais depressa ou mais devagar. No interior do autocarro, os passageiros poderão saber várias informações sobre a viagem, como a posição do veículo e a estimativa de tempo de chegada ao destino. Será ainda instalado um centro de controlo, com câmaras de videovigilância, que vão acompanhar as viagens do Viriato pelas ruas de Viseu.

A adaptação do autocarro às ruas de Viseu será feita com identificadores por radiofrequência, que vão indicar as zonas em que o Viriato poderá andar mais depressa ou mais devagar. 
< .
No interior do autocarro, os passageiros poderão saber várias informações sobre a viagem, como a posição do veículo e a estimativa de tempo de chegada ao destino. 
 .
 Será ainda instalado um centro de controlo, com câmaras de videovigilância, que vão acompanhar as viagens do Viriato pelas ruas de Viseu. 
 .
Desenvolvimento em Coimbra 
O Viriato vai começar a circular nas ruas de Viseu graças a uma parceria entre a Siemens e a Tula, empresa de Coimbra que detém a tecnologia e os direitos de comercialização do Move, o meio de transporte inovador de circulação de pessoas baseado num veículo elétrico sem condutor e controlado pelo computador. 
.
As viagens de Viriato serão gratuitas, como acontece com o funicular. A manutenção deste serviço deverá custar 13 mil euros por mês à Câmara Municipal de Viseu, segundo a informação enviada às redações.

* Uma vitória dos Lusitanos.

.

Sem comentários: