11/04/2018

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Papa Francisco admite "erros graves" na avaliação aos abusos sexuais no Chile

O Papa Francisco admitiu, esta quarta-feira, ter cometido "erros graves" na avaliação do escândalo de abusos sexuais no Chile e convidou as vítimas que tinha desacreditado a ir a Roma para que lhes possa pedir perdão.
 .
Num documento extraordinário publicado hoje, o papa também convocou os bispos do Chile para uma reunião de emergência no Vaticano nas próximas semanas para discutir o escândalo, que prejudicou a sua reputação e a da igreja chilena.

O Papa Francisco culpou a falta de "informação verdadeira e equilibrada" pelo seu erro na avaliação do bispo Juan Barros, que o levou a defender o bispo apesar das acusações das vítimas de que o padre chileno testemunhou e ignorou os abusos.

O Papa enviou o mais respeitado investigador de abusos sexuais do Vaticano, o arcebispo Charles Scicluna, para investigar o escândalo.

Apesar do documento não revelar as conclusões de Charles Scicluna, o Papa deixou claro que os bispos precisam de "reparar o escândalo sempre que possível e restabelecer a justiça".

* Esta tentativa de encobrimento era tão tosca que o chefe de Estado do Vaticano teve de admitir a sua falta de visão. O que nos  preocupa são as falhas graves que a igreja católica insiste em manter em execução a bem dos "jobs for the boys". A absoluta desigualdade de género é um absurdo.

.

Sem comentários: